segunda-feira, 27 de agosto de 2018

Capacitação e Valorização dos Idosos(as) Rurais no Brasil
Abertura do Seminário Estadual de Formação e Capacitação para Terceira Idade - Goiás

FOTO: Comunicação FETAEG
A CONTAG através da sua Secretaria da Terceira Idade continua a realizar em todo o Brasil os Seminários Estaduais de Formação e Capacitação para a Terceira Idade. Os Seminários têm como objetivo contribuir para o processo de empoderamento dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares da terceira idade, nos temas referentes ao envelhecimento ativo e saudável, aos direitos e a consolidação da Política do Movimento Sindical dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais (MSTTR) para essa geração.
 
 (Seminário Estadual de Formação e Capacitação para Terceira Idade -Goiás) 
 
Nos debates propostos pela CONTAG estão temas como: o Estatuto do Idoso e a Violência contra a pessoa idosa do campo; O Papel dos Conselhos na Defesa dos Direitos da Pessoa Idosa; Construção da Marcha das Margaridas; Gestão Política, Administrativa e Financeira do Sistema CONTAG; e a Importância da Juventude e da Terceira Idade. Todas as contribuições dos idosos e idosas fortalecem as ações e a representatividade do Sistema CONTAG diante dos trabalhadores rurais agricultores e agricultoras familiares. São espaços de valorização da Terceira Idade que também nos dão subsídios para apresentarmos tanto internamente como para fora do Movimento Sindical uma pauta de reivindicações que melhor representa essa geração do campo brasileiro”, destaca a secretária da Terceira Idade da CONTAG, Josefa Rita da Silva (Zefinha).  
 
(Seminário Estadual de Formação e Capacitação para Terceira Idade - Goiás) 
 
Vale destacar que recentemente a CONTAG produziu uma Cartilha para facilitar o conhecimento de todos (as) sobre os direitos da pessoa idosa, previstos no Estatuto do Idoso.
 
LEIA AQUI a CARTILHA – ESTATUTO DO IDOSO 
 
No Goiás, último estado a receber o Seminário, além dos temas acima, foi trabalhado ainda a  Campanha Permanente contra os Agrotóxicos. “O veneno aplicado pelo Agronegócio ameaça diretamente as vidas, as nascentes dos rios e provoca a morte da cobertura vegetal nativa. Nos últimos meses tenho me preocupado muito com a nossa água do cerrado, pois ela tem sido envenenada diretamente pelo agronegócio. Com a água poluída fica comprometida a produção da agricultura familiar, e impossível ter vida”, compartilha Benedita Pereira Duarte, que veio de São Miguel do Araguaia, a 580 quilômetros de Goiânia, para participar do Seminário organizado pela CONTAG e a Federação do Goiás (Fetaeg). 
 
(Benedita Pereira Duarte - participante do Seminário no Goiás)
 
Apoiada pela CONTAG, a Campanha Permanente Contra os Agrotóxicos e Pela Vida visa sensibilizar a população brasileira para os riscos que os agrotóxicos representam, e a partir daí tomar medidas para frear seu uso no Brasil. Além, promove a agroecologia como modelo de produção de alimentos que coloca a vida em primeiro lugar.
 
(Seminário Estadual de Formação e Capacitação para Terceira Idade - Goiás) 
 
 
Saiba mais sobre a CAMPANHA PERMANENTE CONTRA OS AGROTÓXICOS E PELA VIDA AQUI 
 
Outro tema refletido no Seminário de Goiás foi a participação da Terceira Idade nas Eleições de 2018, mesmo levando em consideração que a partir dos 70 anos, o voto torna-se facultativo. “Mesmo não sendo obrigatório votar depois dos 70 anos, acho importante irmos às urnas e exercer a nossa cidadania, defender os nossos direitos e escolher alguém que ajude a Terceira Idade”, afirma Divino Tavares Siqueira, de Itauçu-GO.
 
(Divino Tavares Siqueira - participante do Seminário no Goiás)
 
O Seminário de Goiás contou com as contribuições das secretárias da CONTAG - da Terceira Idade, Josefa Rita da Silva (Zefinha); Geral, Thaisa Daiane Silva; e de Meio Ambiente, Rosmari Malheiros; além da Diretoria da Federação do Goiás e representações de órgãos do estado ligados a defesa dos idosos(as).  
 
(Seminário Estadual de Formação e Capacitação para Terceira Idade - Goiás)
 
AGENDA: Seminários Estaduais de Formação e Capacitação para a Terceira Idade
 
JULHO
Sergipe – 04 e 05 (realizado)
Mato Grosso do Sul – 18 e 19 (realizado)
Amapá – 30 e 31 (realizado)
 
AGOSTO
Amazonas – 02 e 03 (realizado)
Goiás – 23 e 24 (realizado)
 
SETEMBRO
Espírito Santo – 4 e 5
Tocantins – 12 e 13
Ceará – 18 e 19
Santa Catarina – 25 e 26
 
OUTUBRO
Rio de Janeiro – 9 e 10
Alagoas – 30 e 31
 
NOVEMBRO
Minas Gerais – 13 e 14
Rio Grande do Sul – 20 e 21
 
 
FONTE: Comunicação CONTAG

Nenhum comentário: