sexta-feira, 28 de julho de 2017

SEMARH adia reunião com Movimento das Famílias atingidas pela barragem Oiticica

Governo e comunidade em plenária em abril de 2015 (Foto: José Bezerra)
Governo e comunidade em plenária em abril de 2015 
O Governo do Rio Grande do Norte, através do Gabinete do titular da Secretaria de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (SEMARH), Ivan Júnior, comunicou que não participará da reunião agendada para hoje, 28 de julho, com o Movimento das Famílias atingidas pelas obras da Barragem Oiticica, na comunidade Barra de Santana, município de Jucurutu-RN. O Secretário e o Procurador Francisco Sales alegaram que o Governo do Estado ainda não dispõe de informações para a pauta apresentada pelo Movimento. Também informaram que ontem, 27, e hoje, 28, em Natal, “estão acontecendo reuniões de ordem técnica e jurídica do Governo do Estado com a Procuradoria Geral do Estado, secretarias e DNOCS sobre o complexo Barragem de Oiticica, ou seja, as dimensões físicas e sociais da obra”.
Segundo o comunicado recebido pelo Movimento, o Governo informa que está tratando da “imediata abertura de nova licitação para uma empresa que atue nas questões sociais e de supervisão das obras, discutir a continuidade e garantias orçamentárias para o término da obra, entre outras questões que garantam as demandas do próprio complexo Oiticica e do acordo extrajudicial entre Governo do Estado e Movimento”. O gabinete do secretário Ivan Junior garantiu que após ter disponíveis todas as informações e respostas da pauta do Movimento se fará presente à comunidade, em data a ser ainda acordada.

Em nota publicada hoje, o Movimento entende que o cancelamento de mais uma reunião com a comunidade produz um clima de tensão e desconfiança. “De qualquer forma, esperamos que as razões externalizadas sejam superadas e as informações sejam apresentadas de forma substanciada e segura para atender ao acordo extrajudicial entre Governo do Estado e Movimento”, diz a nota. Na mesma nota, o Movimento reivindica de Ivan Junior, Secretário da Semarh, a indicação de uma nova data da reunião, com todas as informações e respostas à pauta que seria abordada amanhã, sem postergação de prazo.

Nenhum comentário: