terça-feira, 18 de julho de 2017

Uma semente de algodão resistente a herbicida já pode ser plantada pelo agricultor nordestino

algodão brfsÉ a cultivar de algodão BRS 368 RF, uma variedade que tolera o herbicida Glifosato e, por isso, pode ser cultivada com menor exigência de equipamentos para controle de plantas daninhas. A nova semente foi desenvolvida pelos pesquisadores da Embrapa Algodão e parceiros e foi apresentada aos agricultores dos municípios de Iguatu e Quixeramobim, no Ceará.
Para o pesquisador da Embrapa Agroindústria Tropical, Raimundo Braga, explica que a nova semente é indicada para cultivo em primeira safra (sequeiro) nos estados do MS, MT, GO e BA e segunda safra (irrigado) no Estado da BA. Cultivar de porte baixo e ciclo de médio a precoce, com abertura da primeira flor aos 55 dias e ciclo total de 165 a 170 dias.
A BRS 368 RF é um cultivar transgênica resistente ao herbicida glifosato, com rendimento de fibra de 40% e potencial produtivo entre 4.200 a 4.500 kg/há. Para os pesquisadores, por ser resistente ao glifosato, oferece maior flexibilidade no controle de plantas daninhas, permitindo a aplicação em qualquer fase do desenvolvimento da cultura sem necessidade de utilização de pulverizações com herbicidas não seletivos em jato dirigido. Ela é também resistente ao mosaico comum e bacteriose do algodoeiro e moderadamente resistente a doença azul.
Para a Agência de Desenvolvimento do Estado do Ceará (Adece), Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Ceará (Faec) e o Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar), a nova semente faz parte de um projeto para revitalizar a cultura algodoeira no Estado do Ceará.

Nenhum comentário: