quinta-feira, 3 de dezembro de 2015

O Brasil já tem região produzindo mel com indicação de origem

mel - tiradoresÉ a primeira Indicação Geográfica para mel conferida em todo o País. O mel produzido no Pantanal passou a integrar o time dos produtos nacionais com certificação de Identificação Geográfica (IG), registrado e emitido pelo Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi). O pesquisador da Embrapa Pantanal, responsável pelas pesquisas em apicultura na região, Vanderlei dos Reis, lembra que a região era erroneamente apontada e conhecida como não indicada para a obtenção de mel e de outros produtos apícolas em escala comercial, pois algumas tentativas resultaram em méis de má qualidade com cores escuras e odores não satisfatórios.
Esse paradigma foi sendo alterado com a aprovação de seis projetos de pesquisa. Três na Embrapa, dois no CNPq e um na Fundect. O que possibilitou a execução de diversos estudos fundamentais para conhecer mais sobre as particularidades da apicultura no Pantanal e assim gerar, adaptar e transferir técnicas apropriadas para essa região. O trabalho incluiu desde a seleção de equipamentos de proteção individuais, como macacões apícolas, por exemplo, uso de colmeias padronizadas até escolha de embalagens mais adequadas para a obtenção de produtos de alta qualidade. A pesquisa desenvolveu um mel de coloração clara, com sabor e aroma de floradas variadas de plantas do Pantanal.

Recebem selo de IG produtos que apresentam uma qualidade única, por causa de características naturais, como solo, vegetação, clima e saber fazer. No caso do Mel do Pantanal, o grande destaque é a produção aliada à conservação de um bioma único, em que a prática da apicultura pode ser desenvolvida em harmonia com a natureza, auxiliando na sua conservação, uma vez que a manutenção ou o plantio de espécies que apresentem floradas ou outros recursos vegetais de interesse para as abelhas africanizadas (Apis mellifera) é requisito fundamental nessa atividade econômica.
NOTA DO BLOG:
Na região Central do Estado, tem produtores colhendo mel de abelha da Algaroba com excelente qualidade. Precisa estes produtores divulgarem mais seus produtos no âmbito nacional. Poderemos citar, o técnico pesquisador, Cassimiro, em Pedro Avelino e adjacências e Gilson Nunes, em Lajes do Cabugí.

Nenhum comentário: