Exportações por portos do Arco Norte aumentam 51% de janeiro a novembro deste ano
Embarques de soja e milho pela região atingiram 18,2 milhões de toneladas
O escoamento de grãos pelos portos do Arco Norte – Amazonas, Bahia,
Maranhão e Pará – cresceu 51% de janeiro a novembro deste ano, em
relação ao mesmo período de 2014, segundo o Departamento de
Infraestrutura, Logística e Geoconhecimento para o Setor Agropecuário,
do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). A
expectativa do Mapa é que os quatro estados possam embarcar 25,5 milhões
de toneladas em 2016.
Os portos que compõem o
Arco Norte são os de Itacoatiara (AM), Salvador e Ilhéus (BA), São Luis
(MA) e Barcarena e Santarém (PA). De janeiro a novembro, eles embarcaram
mais de 18,2 milhões de toneladas de soja e milho, antes 12 milhões de
toneladas exportadas em igual período de 2014. “Isso mostra que os
exportadores estão preferindo a porta de embarque pelo Norte e
Nordeste”, diz Carlos Alberto Nunes Batista, assessor do Departamento de
Infraestrutura, Logística e Geoconhecimento do Mapa.
A
estimativa de que a capacidade de exportação do Arco Norte aumente em
mais de 40% no próximo ano se baseia em dados da Companha Nacional de
Abastecimento (Conab). A estatal projeta uma colheita de 102,5 milhões
de toneladas de soja, com embarques de 72 milhões de toneladas. A
empresa também prevê uma safra de 72 milhões de toneladas de milho, com
vendas externas de 30 milhões de toneladas.
“A
expansão dos portos acima do Paralelo 16º Sul contribui para a redução
do custo logístico na exportação. Com isso, há menor pressão sobre os
portos do Sul e Sudeste, devido à proximidade com as áreas de grande
produção de grãos, como o Mato Grosso”, assinala Carlos Alberto Nunes
Batista.
De acordo com ele, a melhoria da
logística de escoamento pelo Arco Norte pode reduzir em quase US$ 50 por
tonelada o custo logístico – porteira/porto de embarque –, favorecendo
as exportações de milho e soja em larga escala e beneficiando
principalmente os produtores situados a cerca de 2 mil quilômetros dos
atuais embarcadouros do Sul e do Sudeste.
MAPA
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