quinta-feira, 10 de dezembro de 2015

Impactos do El Niño deverão continuar ao longo do primeiro semestre

Os impactos do fenômeno climático El Niño devem permanecer durante o primeiro semestre de 2016, alerta o climatologista Gilvan Sampaio de Oliveira, estudioso do fenômeno no Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Inpe).

“Todas as previsões indicam o pico do fenômeno agora. Ainda teremos impactos em todo o primeiro semestre do ano que vem”, disse o pesquisador durante uma apresentação na noite de segunda-feira (7/12) no Instituto Braudel, em São Paulo.

Neste ano, a influência do El Niño sobre o regime de chuvas tem sido muito intensa, e o fenômeno tem sido comparado com o ocorrido em 1997, quando os efeitos do aquecimento das águas do Oceano Pacífico foram muito fortes. Para o climatologista, as notícias em torno do fenômeno tendem a ser exageradas. “Existe muita especulação de mercado em ano de El Niño”, disse o climatologista.

O fenômeno aumenta as temperaturas em todo o Brasil e interfere diretamente no regime de chuvas. Na Região Sul, as precipitações estão interferindo no plantio. No Paraná, por exemplo, muitos agricultores estão replantando a safra. Já no norte do Brasil, as chuvas tendem a diminuir. 
 
No Nordeste, o início do plantio está atrasado. “O volume de chuvas não tem impacto direto nas lavouras, mas a forma como a chuva cai, tem”, disse Gilvan. 
 
Por Vinicius Galera, de São Paulo (SP), Rev Globo Rural

Nenhum comentário: