quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Como tratar galinhas com sarnas

galinha-com-sarna-como-tratar (Foto: Arquivo pessoal) Como tratar das galinhas que parecem coçar bicando os pés esbranquiçados e com escamas? Cassia Junqueira Alfenas (MG)

R: A presença de sarnas em aves deve ser tratada com aplicação de uma pasta feita de enxofre misturado com uma pequena quantidade de azeite. Espalhe o produto em toda a área atingida na superfície da pele do animal. Sempre faça movimentos de baixo para cima, para que a pasta penetre nas escamas. Repita o processo até sarar totalmente. Como é contagioso, é bom lembrar de evitar o contato entre as aves sadias e doentes. A higienização do local também é muito importante para eliminar a enfermidade. Por isso, piso, poleiros e outros itens das instalações do viveiro devem ser muito bem raspados e lavados. Use, se possível, cloro ou creolina pura, inclusive para a desinfecção dos comedouros e bebedouros.

CONSULTORA: MARIA VIRGÍNIA F. DA SILVA, membro da Associação Brasileira dos Criadores de Aves de Raças Puras (ABC Aves); endereço para correspondência: Rua Ferrucio Dupré, 68, CEP 04776-180, São Paulo, SP, tel. (11) 5667-3495, abcaves.com.br 
Por João Mathias, Rev Globo Rural

Nenhum comentário: