quinta-feira, 19 de janeiro de 2023

 

Pecuaristas já podem monitorar todo o processo de produção de leite e aumentar a produtividade do rebanho leiteiro

 

Isso será possível através do índice de escore de condição corporal (iECC) para vacas de leite, ferramenta inédita que pode ser aplicada em qualquer propriedade de leite, seja ela pequena, média ou grande. Novo método desenvolvido pela Embrapa permite realizar diagnóstico rápido da propriedade e gerar informações valiosas sobre o rebanho e auxiliar os produtores de leite em tomadas de decisões na busca pelo máximo potencial produtivo.

Esse índice pode ser obtido por técnicos e produtores rurais de maneira gratuita e prática. Está disponível no aplicativo +Leite , desenvolvido pela Embrapa Rondônia e pelo Instituto Federal de Rondônia ( Ifro ) e acessível para dispositivos com sistema Android . O iECC também pode ser obtido em uma planilha Excel automatizada, desenvolvido pela Embrapa e que pode ser baixado gratuitamente. Em ambos os meios, basta inserir os dados de escore de condição corporal (ECC) de cada vaca e dados do parto. Com isso, automaticamente é gerado o iECC do rebanho de acordo com a fase de lactação. A planilha é recomendada para o usuário que não tem acesso ao aplicativo, ou que tenha rebanho grande e utilize programas digitais de gestão, facilitando a inserção dos dados e a segurança do iECC dos animais.

O pesquisador da Embrapa responsável pela criação do índice, Luiz Pfeifer , explica que é de fundamental importância que o produtor use as informações do escore de condição corporal do rebanho em todas as fases de produção do animal e de maneira sistemática na propriedade. “Isso pode levar o produtor a obter o máximo potencial produtivo de seu rebanho”, afirma.

Nenhum comentário: