segunda-feira, 30 de janeiro de 2023

 

A produção integrada de oliveira será tema de um curso para qualquer pessoa interessada

   

Um curso online vai ensinar tudo sobre “Produção integrada de Oliveira”. Quem estiver interessado já pode fazer sua inscrição até o dia 28 de fevereiro de 2023. A Embrapa Clima Temperado (Pelotas/RS) está com inscrições abertas para a terceira turma do curso on-line “Produção Integrada de Oliveira” (PIO). A inscrição pode ser feita através do link da Vitrine de Capacitações On-line da Embrapa (e-Campo). O período de realização do curso é de 01 de março a 30 de abril de 2023.

Ao todo, são cinco módulos on-line obrigatórios e um opcional, que corresponde a um vídeo referente a uma visita técnica acompanhada a um olival comercial e unidade processadora realizada em Bagé/RS, em março de 2022. O curso tem carga horária total de 40 horas.

Além de difundir conhecimentos sobre a olivicultura e seu respectivo sistema de produção, a capacitação também forma responsáveis técnicos (RT) e auditores com certificação pela Embrapa e pelo Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) para as áreas de campo e indústria. Podem se inscrever produtores, agrônomos, técnicos, estudantes e outros interessados no tema.

Para o público geral, o valor da inscrição é de 180 reais. Já para os interessados na certificação como RT ou auditor, o investimento é de 250 reais. Mas, neste caso, é necessário comprovar formação como agrônomo ou técnico agrícola, com registro no respectivo conselho de classe. No caso dos estudantes em fase de conclusão do curso, a certificação como RT ou auditor será fornecida após a obtenção do registro profissional.

Nos cinco módulos obrigatórios, são abordados os temas: “A olivicultura no Brasil e sua importância econômica, social e ambiental”; “Marco legal da Produção Integrada (PI)”; “Boas Práticas Agrícolas de manejo do solo, pragas e doenças”; “Boas Práticas de colheita e processamento de azeitona para elaboração de azeite”; e “Áreas Temáticas, Rastreabilidade, Planejamento ambiental e Organização dos produtores”.

Nenhum comentário: