Inscrições para curso de Medicina Veterinária pelo Pronera estão abertas
O curso realizado pelo Incra em parceria com a UFPel já formou 143 profissionais desde o ano de 2015.
A quinta turma especial de Medicina Veterinária oferecida pelo Incra e Universidade Federal de Pelotas (UFPel), no Rio Grande do Sul, está com inscrições abertas até 22 de fevereiro de 2023. São 60 vagas, disponibilizadas por meio do Programa Nacional de Educação na Reforma Agrária (Pronera).
Podem se candidatar jovens e adultos assentados da reforma agrária, acampados, quilombolas e beneficiários do Programa Nacional de Crédito Fundiário (PNFC).
A participação é gratuita. Os interessados preenchem um formulário eletrônico indicando dados pessoais e enviam, também pela internet, os documentos solicitados. As normas são regidas por edital publicado no site da Universidade.
O processo seletivo divide-se em dois momentos. O primeiro é composto por prova de redação aplicada em 26 de março, em Pelotas. A classificação deverá ser divulgada no dia 18 de abril.
Os selecionados nesta primeira fase seguem, a partir de 25 de abril, para um período pedagógico-avaliativo de 19 dias sobre “Ciências da Natureza”, “Princípios e fundamentos da Agroecologia” e “A questão agrária no Brasil”. Os estudos, vivências e provas irão ocorrer no assentamento Viamão/Filhos de Sepé, localizado em Viamão (RS).
Os aprovados iniciam as aulas em junho de 2023, no Campus Capão do Leão e no Centro Agropecuário da Palma, ambos pertencentes à UFPel.
A graduação é gratuita e realizada em dez semestres, com carga horária de 4,8 mil horas, 600 delas dedicadas ao estágio curricular supervisionado. O projeto é custeado por investimento de R$ 2,280 milhões, a serem repassados até 2027.
O curso de Medicina Veterinária fruto da parceria Incra-UFPel foi pioneiro a formar médicos veterinários pelo Pronera em 2015. Três turmas graduaram 143 profissionais e outros 52 educandos estão em fase final de formação.
Nenhum comentário:
Postar um comentário