Por que produtores de arroz estão abandonando suas lavouras?
Produtores gaúchos são forçados a tomarem medidas extremasDe acordo com o último boletim de monitoramento das lavouras no país, realizado pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a colheita do arroz ainda é incipiente, e num ritmo levemente atrasado em relação à safra anterior. Um dos principais produtores do país, vem enfrentando graves limitações em função da estiagem.
No Rio Grande do Sul, a falta de água para a irrigação forçou alguns produtores a tomarem medidas extremas, que resultaram no abandono das suas lavouras. Além disso, as áreas de irrigação insuficiente vem aumentando, Uma das estratégias adotadas pelos produtores, é priorizar as lavouras em fase reprodutiva.
Na maior parte das regiões produtoras do estado gaúcho, os níveis dos reservatórios apresentam redução significativa e, onde a água para a irrigação é captada de lagoas, há registros de salinização, o que compromete o potencial produtivo das áreas cultivadas. Mesmo assim, algumas áreas estão em condições favoráveis.
Ainda na região sul, 92% das lavouras de Santa Catarina apresentam boas condições, resultado de um clima que favoreceu o desenvolvimento da cultura.
Em Mato Grosso, a semeadura avança e atinge 94,6%. O desenvolvimento está em boas condições. Já no estado de Goiás, a semeadura continua parada devido ao excesso de chuvas no norte do estado. Na região Leste o plantio foi retomado.
No Tocantins, a colheita iniciou e cerca de 15% das lavouras estão em maturação. No Maranhão, o plantio de sequeiro está avançando de forma lenta e atinge 56%. As lavouras irrigadas estão quase todas colhidas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário