terça-feira, 16 de junho de 2020

Uma semente de milho fortificada e mais produtivo começa a ser plantada no Nordeste

 
milho fortificadoA variedade de milho BRS 4104, desenvolvida pela Embrapa Milho e Sorgo, possui maiores concentrações de carotenoides precursores da vitamina A. Os carotenoides são substâncias presentes nos alimentos que se transformam em vitamina A no corpo humano, a partir de reações químicas. Nessa variedade mais nutritiva, a concentração média de provitamina A é de 2,5 a 3,2 vezes maior do que os valores encontrados no milho comum.
A vitamina A desempenha papéis importantes na saúde humana, como manutenção de uma boa visão, integridade da pele, bom funcionamento dos sistemas imunológico e reprodutor, além de atuar na prevenção do câncer. A deficiência dessa vitamina no organismo, denominada hipovitaminose A, em seu grau mais elevado causa cegueira em milhares de crianças no mundo, afetando também gestantes. “O milho biofortificado auxilia no combate à fome oculta, ou deficiência de micronutrientes no organismo humano, especialmente a hipovitaminose A, problema nutricional ainda de grande incidência em várias partes do globo”, explica Maria Cristina Dias Paes, pesquisadora da Embrapa e doutora em Ciência de Alimentos e Nutrição Humana.
Para oferecer mais qualidade na produção e facilitar o plantio do milho biofortificado que o projeto Hora de Plantar, da Secretaria do Desenvolvimento Agrário do Estado do Ceará (SDA-CE), distribuiu seis toneladas de sementes para plantio da cultivar de milho biofortificado BRS 4104, para 600 famílias, em dezembro de 2019. A colheita iniciou em maio de 2020, e os agricultores já serão beneficiados com a qualidade nutricional desta cultivar.
Francisco de Assis Diniz, secretário de Desenvolvimento Agrário do Ceará, festeja a colheita de milho em 2020, no estado: “O Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria do Desenvolvimento Agrário, com o programa Hora de Plantar, disponibilizou para os agricultores das cidades de Carnaubal, Crateús e São Benedito  sementes de milho BRS 4104. Este milho é biofortificado. É um reforço nutricional na mesa dos cearenses. O cultivo do milho, com a adaptação ao zoneamento climático nordestino, fez com que nós tivéssemos um resultado excepcional”, afirma o secretário.
Quatro empresas estão licenciadas, pela Embrapa, para multiplicação de sementes  do milho biofortificado BRS 4104. “São 100 hectares de campos de produção de sementes da cultivar, instalados na safra 2020/2020. A previsão é colher 300 toneladas e a possibilidade é de beneficiar 30 mil famílias”, informa Coelho.
João Berchmans Viana Martins, outro produtor de sementes licenciado, ressalta que o diferencial do milho BRS 4104 é o seu valor nutricional. “Este é o ponto forte desta cultivar. Inicialmente, a quantidade adquirida de sementes de milho foi pequena, pois foram plantados cinco hectares, na safra 2019. Porém, para safra 2020, nós já estamos colhendo o equivalente a 100 hectares de plantio do milho BRS 4104”, relata Berchmans.

Nenhum comentário: