quarta-feira, 3 de junho de 2020

Pesquisa identifica os principais polos de agricultura irrigada do Brasil

irrigaçãoNo trabalho foram identificados 26 polos nacionais de irrigação identificados. Segundo o estudo, parte destas áreas especiais de gestão de recursos hídricos para a irrigação em escala nacional possuem potencial de crescimento da atividade a curto e a médio prazos, enquanto outras áreas já se encontram consolidadas e com baixo potencial. O documento com os dados, acaba de ser lançado pela Agência Nacional de Águas (ANA) e o Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR).
O levantamento identificou três tipos dominantes de polos de irrigação. Com nove polos identificados, o arroz inundado está presente principalmente na região Sul e no sudoeste de Tocantins. Outros 14 polos são marcados pelo uso de pivôs centrais principalmente para produção de grãos (soja, milho e feijão, por exemplo) no Cerrado, que é o bioma com maior expansão recente da irrigação e maior potencial de expansão da atividade no Brasil. Os outros três polos são para produção diversificada no Semiárido, onde predomina a irrigação na fruticultura e no plantio de cana-de-açúcar, batata e café com a utilização de diversos métodos.
Dentre os 26 polos identificados, a publicação apresenta uma análise detalhada de seis polos nacionais de irrigação no Brasil com base em imagens geradas a partir de sensores de satélites de modo a abranger a maior diversidade possível de culturas agrícolas irrigadas localizadas em diferentes contextos geográficos. Os seis polos selecionados são os seguintes: Petrolina/Juazeiro, no Semiárido; Oeste Baiano, Alto Paranapanema, Alto Teles Pires e Paracatu/Entre Ribeiros, polos com maior concentração de pivôs centrais no Cerrado; e Médio Jacuí, onde há uma forte produção de arroz inundado no Sul.
No total, foram identificados 550 mil hectares irrigados nos seis polos analisados, além de 118 mil hectares equipados para irrigação e não irrigados nos períodos analisados – totalizando 668 mil hectares. Os resultados mostraram que a metodologia semi automatizada é uma alternativa tecnológica inovadora que permite explorar ao máximo diversas possibilidades de análise das imagens de sensoriamento remoto, auxiliando no levantamento de informações sobre a dinâmica das culturas agrícolas irrigadas. A identificação de polos e o mapeamento de áreas irrigadas serão expandidos na segunda edição do Atlas Irrigação.

Nenhum comentário: