terça-feira, 23 de junho de 2020

Mais produtividade para o feijão de corda com a adubação racional

   
feijao de corda - plantaçãoO manejo racional da adubação do solo com maiores doses de fósforo e zinco aumenta expressivamente a qualidade nutricional e a produtividade do feijão-de-corda (Vigna unguiculata), também conhecido como feijão-caupi e feijão macassar. Um estudo do pesquisador Francisco Brito, da Embrapa Meio-Norte (PI), revelou que as aplicações de doses dos minerais no solo elevou o teor de proteína bruta nos grãos em 8,3%, alcançando o valor máximo de 30,3%, percentual considerado alto para a cultura. A maioria das cultivares atinge 22% de proteína bruta, segundo Brito.
O outro resultado importante da pesquisa e que animou o cientista foi a produtividade de grãos. A adubação gerou um retorno líquido cerca de três vezes maior em comparação às lavouras que não receberam o fertilizante. O experimento revelou um valor máximo de 1,8 tonelada por hectare em regime de sequeiro. A média de produtividade de variedades de feijão-caupi em ensaios de Valor de Cultivo e Uso (VCU), que é o protocolo do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para registro de cultivar, alcançou até 1,6 tonelada por hectare, também sem irrigação. As que mais se destacaram foram: BRS Guariba (1,4 tonelada), BRS Imponente (1,3 tonelada), BRS Itaim (1,6 tonelada) e BRS Aracê (1,2 tonelada).
A pesquisa com o manejo racional da adubação foi desenvolvida com a cultivar BRS Imponente, lançada pela Embrapa em 2016. Os experimentos foram conduzidos em um solo classificado como Latossolo Amarelo Distrocoeso, de textura média, nos municípios de Magalhães de Almeida, no cerrado leste do Maranhão, a 409 quilômetros de São Luís; e Parnaíba, no litoral do Piauí, a 370 quilômetros de Teresina.

Nenhum comentário: