quinta-feira, 11 de junho de 2020

Especialistas apontam o fim da seca em parte de Pernambuco e áreas do nordeste

   
nordeste verdeOs dados levantados pelo Monitor das Secas referem que entre março e abril, o estado de Pernambuco registrou o recuo das áreas com seca e da gravidade do fenômeno em seu território. Desde novembro de 2019, esta é a primeira vez que Pernambuco tem áreas sem seca. Além disso, houve a redução da gravidade do fenômeno no estado com o avanço das áreas com seca fraca e recuo da seca moderada. Assim como em março, abril registrou chuvas acima da média. A exceção ficou com a Zona da Mata, porção leste, onde as precipitações ficaram ligeiramente abaixo da média.
Tal condição, somada aos indicadores de curto e longo prazo, resultou na redução da intensidade da seca em todas as regiões do estado. Com isso, houve recuo da seca moderada no São Francisco, Agreste e Mata Pernambucana, assim como redução da área com seca fraca no Sertão Pernambucano, próximo ao Ceará e à Paraíba, o que resultou em áreas sem seca. Com exceção da faixa litorânea, onde os impactos são de curto prazo, no restante do estado predominam impactos de longo prazo.
Com as chuvas de abril, o Monitor de Secas registrou uma redução das áreas com seca na Bahia, Ceará, Maranhão, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte,Sergipe e Tocantins. No caso do Espírito Santo, o estado não registra nenhuma área com seca desde março. Já em Alagoas todo o estado permanece com seca.
Também houve a redução da gravidade das secas em oito estados: Alagoas, Bahia, Minas Gerais, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe. O Ceará manteve áreas somente com seca fraca e Tocantins teve poucas mudanças na severidade da seca entre março e abril. No caso do Maranhão, houve um aumento da área com seca moderada no sul do estado.

Nenhum comentário: