terça-feira, 16 de junho de 2020

SEGURANÇA HÍDRICA DO ESTADO - Governo do RN solicita apoio para projetos de gestão hídrica


Na última sexta-feira (12) o Secretário João Maria Cavalcanti participou, junto com a governadora Fátima Bezerra, de uma videoconferência realizada com o superintendente da SUDENE, Evaldo Cruz Neto, para nivelar informações sobre os projetos em desenvolvimento pelo órgão especialmente na área apoio ao planejamento dos Estados.
A reunião contou com a presença de parte do secretariado e equipe técnica do Governo do RN, das áreas de recursos hídricos, planejamento, infraestrutura, estratégia e metas.
O projeto de Transposição do rio São Francisco foi uma dos assuntos discutidos na área de Recursos Hídricos. Na oportunidade a governadora reafirmou a importância da conclusão da obra de transposição para o Estado, porém, ressaltou que para se tornar realmente eficiente e válida para o RN, deve-se também incluir no projeto o ramal Apodi-Mossoró.
O secretário João Maria Cavalcanti informou que a Semarh está elaborando uma nota técnica que justifica a necessidade urgente de chegada do ramal na bacia hidrográfica, mostrando a insegurança hídrica, desde o setor produtivo até o abastecimento d'água. “Quanto à operacionalização do projeto, tem estamos nos reunido com gestores da Paraíba, do Ceará e de Pernambuco a fim de apresentar projetos unificados”.
Na ocasião, o titular da Semarh também solicitou apoio para que o Governo do RN, por meio da Semarh, possa elaborar o Plano de Recursos Hídricos da Bacia do rio Apodi-Mossoró.
Para contextualizar o andamento das obras hídricas, a governadora citou o empenho de gestores também presentes à reunião como o presidente da Caern, Roberto Linhares, o secretário adjunto da Semarh, Carlos Nobre, o assessor técnico, Paulo Varella, e os demais participantes como Fernando Mineiro, à frente do programa Governo Cidadão, e de Aldemir Freire, da Seplan.

Nenhum comentário: