terça-feira, 2 de junho de 2020

Óvulos de vaca campeã são vendidos por R$ 100 mil, preço recorde

Tecnologia chamada de aspiração folicular permite a coleta de óvulos que depois vão para laboratório onde são produzidos os embriões

vaca - Grazia CCC-tabapuã (Foto: Divulgação)
Vaca Grazia CCC da raça tabapuã 
A modernização tecnológica da pecuária de corte brasileira é acelerada. Primeiro chegou a revolucionária Inseminação Artificial. Depois, não houve mais limites. E no último final de semana, uma das técnicas mais atuais, a chamada aspiração folicular, que é feita em vacas doadoras de altíssima qualidade, ganhou destaque. Foi negociada uma aspiração da vaca Grazia CCC, da raça tabapuã, por R$ 100 mil.
A chamada aspiração folicular em bovinos é guiada por ultrassom, e serve para fazer a coleta dos óvulos diretamente dos ovários das vacas doadoras. Os estudiosos dizem que o procedimento não é complicado, porém exige habilidade e bastante conhecimento da equipe responsável. Feita a coleta, os óvulos são selecionados e enviados a um laboratório e lá são produzidos os embriões. A próxima etapa é a transferência dos embriões para as vacas receptoras. O Brasil é, atualmente, líder mundial na produção de embriões usando essa técnica.
Jamais a aspiração de uma fêmea desta raça zebuína alcançou preço semelhante, segundo o condomínio  vendedor, formado pelos criadores Gustavo Oliveira e Souza, Renato Ximenes e Gilvan Pinheiro, de Goiás. O comprador da aspiração de Grazia foi a marca  Tabapuã Nisa, de Renato Almeida e  Altair Almeida, da cidade de Engenheiro Caldas (MG).
De acordo com os compradores, o investimento se justifica pela raridade que representa a doadora. Grazia CCC levantou o Grande Campeonato Nacional da Raça Tabapuã em 2017.
Estudiosos afirmam que a aspiração de vacas doadoras é uma das tecnologias que permitem ganhos de tempo na difusão da genética de ponta e de produtividade nas fazendas.

Nota do Blog: Apesar da crise a agropecuária continua em franco progresso. Graças a Deus.

Nenhum comentário: