quinta-feira, 4 de junho de 2020

ALERTA: DESERTIFICAÇÃO AVANÇA >> Imagem de satélite destaca áreas degradadas no Semiárido, em meio à vegetação toda verde


Hoje 1º de junho, nada melhor do que iniciarmos essa Semana do Meio Ambiente refletindo sobre essa grave situação que afeta a caatinga, esse nosso rico bioma, que abriga em si inúmeras de animais e plantas e que por ser endêmico necessita de um olhar bem especial. 

No conteúdo abaixo são descritos alguns dos fatores que contribuem para que esse processo de desertificação venha aumentando a cada ano.
Nenhuma descrição de foto disponível.
🛰 O processo de desertificação acontece quando as terras são degradadas, de forma muito grave. Cerca de 16% do território brasileiro corresponde a áreas degradadas, consideradas suscetíveis à desertificação. No total, são cerca de 1.488 municípios, dos nove estados do Nordeste, além de dois do Sudeste (Minas Gerais e do Espírito Santo).
🍂 As diferentes formas de uso da terra (sobrepastoreio, monocultura, urbanização, etc.), relacionadas ao desmatamento e às queimadas, provocam erosão e perda das camadas dos solos, que levaram anos para se formar. Esse processo permite a crescente degradação das terras que, associada a forças naturais, como seca e mudanças climáticas, levam ao processo de desertificação.
🥀 As consequências da desertificação são: insegurança hídrica, alimentar, migração, desastres naturais, redução da biodiversidade e maior incidência de doenças.
➡ Leia mais em: https://www.letrasambientais.org.br/posts/5-perigos-da-desertificacao-no-semiarido-brasileiro
🗺 A imagem de satélite desta semana, da cobertura vegetal do Semiárido brasileiro, destaca, em vermelho intenso, áreas degradadas. Estas áreas foram identificadas pelo @Lapismet, em função de todo o território está com vegetação verde. 📚 O assunto deste post foi aprofundado no Livro “Um século de secas”: https://www.letrasambientais.org.br/sobre-livro
🛠 Cursos online, com passo a passo completo, para aprender a produzir mapas, no QGIS:

Nenhum comentário: