quinta-feira, 9 de abril de 2020

PRODUÇÃO AGRÍCOLA URBANA EM LAJES >> Agricultura de subsistência contribui para o sustento de várias famílias



Ao entrar ou sair de Lajes pela RN 129, nos primeiros meses do ano, observa-se o desenvolvimento de uma atividade agrícola que enche de alegria os olhos de quem gosta da agricultura.
Essa atividade acontece na área agrícola do fomento de Lajes, onde são produzidos uma quantidade significativa de alimentos durante parte do ano pelas famílias que cultivam cada um dos lotes. E isso resulta em um impacto bastante positivo, no tocante ao aspecto da geração de renda, da vinculação do homem a terra e também da segurança alimentar para o município.
Essa é uma atividade sazonal que garante parte da alimentação para esses pequenos agricultores que ali trabalham e serve para mostrar o uso social da terra e o potencial agrícola de nossa região.
Sob a responsabilidade da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente - SEMAGMA, essa área do fomento agrícola é dividida em pequenos lotes de 0.5 ha (meio hectare) cada um e distribuída para os pequenos agricultores(as), que são devidamente cadastrados junto a SEMAGMA, que organiza e acompanha anualmente esse atividade, que tem início com a chegada das chuvas, e estende-se  até o final do período da colheita.
O desafio da questão ambiental
Um dos desafios a serem atingidos nesse contexto, é mudar algumas práticas agrícolas inadequadas que ainda são usadas por  parte desses agricultores e dessa forma conseguir implantar um modelo baseado unicamente em práticas agroecológicas. 
Alguns dados dessa produção 
Conforme levantamento anual da produção (milho e feijão), naquela área, no ano de 2.019  tivemos os seguintes quantitativos:
8.515 - Kg de feijão, que convertido em sacas, temos: 141,9 sacas;
9.901 -  Kg  de milho, que convertido em sacas, temo: 165.2 sacas.
Abaixo mais algumas imagens:






















Nenhum comentário: