segunda-feira, 6 de abril de 2020

CHUVAS EM LAJES >> Zona Urbana já ultrapassa os 400 mm de chuva em 2020
































Estão se confirmando as previsões meteorológicas para o município de Lajes para esse ano, pois as chuvas de janeiro até hoje, já ultrapassaram os 400 mm de chuvas. Na tarde desse sábado, 04 de maio tivemos uma dessas boas chuvas, que atingiu um quantitativo de 42.00 mm. Porém, torna-se importante informarmos que esse dado é relativo apenas a zonar urbana do município, que é monitorado diariamente pela Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente.
As chuvas na zona rural
Com relação ao regime de chuvas na zona rural de Lajes/RN, temos acompanhado alguns dados que mostram que nessa área já tivemos um volume de chuva ainda maior que na na zona urbana e esse ano com um diferencial positivo, que é uma melhor distribuição por todas as regiões rurais do município, que em anos anteriores, mesmo chovendo bem, essas chuvas eram localizadas apenas em alguns lugares.
E lembrando ainda que a previsão para o período chuvoso nessa região estende-se até o final do mês de maio e hoje já temos muitos açudes e barreiros cheios, o que nos alerta para, dependendo da quantidade de chuvas que vier a cair, poderá comprometer a capacidade e a segurança desses reservatórios.
Caraúbas, Juazeiro e Lajinha
Depois de vários anos, temos notícias bem positivas relacionadas a esses que são os maiores reservatórios localizados em nosso município. Os açudes Caraúbas e Lajinhas estão prestes a transbordar, já o Açude Juazeiro está com uma boa quantidade de água.
 
Nota do Blog: Com uma particularidade amigo Canindé. A região do Pico do Cabugí, que tem o seu limite com o município de Fernando Pedroza, já choveu mais de 400 mm. No Distrito de Pelo Sinal, todos os açudes transbordaram. Graças a Deus.

Nenhum comentário: