sexta-feira, 1 de abril de 2016


Zona de Convergência provoca mais chuvas



As chuvas registradas até o momento no Rio Grande do Norte são causadas pela atuação da Zona de Convergência Intertropical (ZCIT), principal sistema indutor de precipitações durante a quadra chuvosa no norte do Nordeste. No entanto, as recentes precipitações não modificam as expectativas de acúmulos abaixo da média.  Mais de 100 municípios potiguares estão com um quadro climatológico seco ou muito seco.

Segundo o Gerente de Meteorologia da Empresa de Pesquisa Agropecuária do Rio Grande do Norte (EMPARN), Gilmar Bristot, só é possível fazer uma previsão mais segura entre os próximos cinco a dez dias e, neste intervalo, o prognóstico indica a ocorrência de mais chuvas.   Apesar disso, as chuvas  são momentâneas, ou seja, não significa que o quadro climático mudou.

A maior probabilidade de acumulados de chuva é na categoria abaixo da média para a quadra chuvosa. Isso porque se mantém o fenômeno El Niño no Oceano Pacífico - agora com uma anomalia abaixo de 1% - e a configuração do Oceano Atlântico Tropical mostra neutralidade.
EMPARN

Nenhum comentário: