quarta-feira, 20 de abril de 2016

Plano Safra tem papel fundamental para a agricultura familiar, diz ministro

Agronegócio

Ministro Patrus Ananias diz que crédito chega 4,4 milhões de pequenos produtores ajudando a manter essas famílias no campo

 "O plano safra está chegado cada vez mais à agricultura familiar", afirmou Patrus Ananias
"O plano safra está chegado cada vez mais à agricultura familiar", afirmou Patrus Ananias

O governo da presidenta Dilma Rousseff vem, desde o ano passado, destinando o valor recorde de R$ 28,9 bilhões para financiar a agricultura familiar.
Com a medida, o governo assegura a permanência no campo de milhões de famílias proprietárias de pequenos negócios rurais, responsáveis por boa parte do abastecimento interno de alimentos.
Os empréstimos estão sendo ofertados a pequenos agricultores de 4,4 milhões de propriedades rurais de pequeno porte a juros que variam entre 2% e 5,5% ao ano.

Esses agricultores, em pequenos negócios de característica familiar, são responsáveis por levar oferta abundante e variada de alimentos à mesa das famílias brasileiras como hortaliças, legumes, frutas e carnes.
“O plano safra está chegado cada vez mais à agricultura familiar brasileira”, afirma o ministro do Desenvolvimento Agrário, Patrus Ananias.
"É importante lembrarmos que a agricultura familiar cumpre papel fundamental na segurança alimentar e nutricional do povo brasileiro porque a maior parte dos alimentos que compõe a mesa da família brasileira vem da agricultura familiar."
Os empréstimos financiam diretamente o pequeno produtor, ajudando no plantio, lavoura, compra de máquinas, implementos agrícolas, tratores e para a realização de benfeitorias nas pequenas e médias propriedades.
“Nosso objetivo é levar os benefícios do plano safra e do Pronaf (Programa Nacional da Agricultura Familiar) a todas as famílias da agricultura familiar que queiram se beneficiar desses recursos”, diz o ministro.
A elaboração do plano safra 2016/2017 da agricultura familiar está em curso no Ministério do Desenvolvimento Agrário e deve ser apresentado entre maio e junho.
Fonte: Ministério do Desenvolvimento Agrário

Nenhum comentário: