sábado, 9 de abril de 2016

Agronegócio debate comunicação e sustentabilidade


Representantes de diversas instituições e empresas relacionadas ao agronegócio vão estar em Londrina na tarde desta segunda-feira, 11, debatendo a responsabilidade da comunicação com a sustentabilidade da agricultura e seu potencial para ajudar o agronegócio a assumir a iniciativa de uma comunicação mais eficiente com a sociedade.
O encontro inicia com conferência do presidente da Embrapa, Maurício Lopes. Ele vai falar sobre "Intensificação Sustentável, Comunicação e o Protagonismo do Agronegócio Brasileiro".
Depois da conferência do presidente da Embrapa acontece Mesa de Diálogo sobre "Comunicação e Sustentabilidade no Agronegócio". Participarão do debate representantes da Associação Brasileira do Agronegócio (Abag), Conselho de Informações sobre Biotecnologia; DOW Agrosciences; Embrapa; Esalq/USP, Ibá Indústria Brasileira de Árvores; Monsanto; Sistema Ocepar; Syngenta e Universidade Estadual de Londrina (UEL).
O encontro inicia 13h30, no Recinto Horácio Sabino Coimbra, no Parque de Exposições Ney Braga, com inscrições gratuitas pelo e-mail comunicacao@srp.com.br. O Encontro conta com parceria da Aberje (Associação Brasileira de Comunicação Empresarial), Emater, Esalq/USP, Iapar, Seab e Sistema FAEP. Também reúne Sociedade Rural do Paraná; Sociedade Rural Brasileira; Embrapa; UEL; e Abag.
Sobre o tema do evento, Maurício Lopes diz que na agenda da sociedade brasileira a sustentabilidade ganha cada vez mais relevo, "em seu sentido mais amplo, que articula compromissos ambientais, econômicos e de inclusão social. Compromissos como a produção de alimentos mais nutritivos e saudáveis, produzidos em maior quantidade e com maior eficiência de uso dos recursos naturais". Ele afirma, ainda, que é "necessário construir um canal de comunicação entre o campo e a cidade para que as cadeias produtivas se alinhem a uma realidade de produção e consumo conscientes – coerentes com os preceitos da sustentabilidade, e reconhecidas por seu destacado significado para o presente e para o futuro dos brasileiros". Para isso seria fundamental a definição de estratégias de comunicação consistentes envolvendo todos os atores participantes do processo.
A professora Marlene Marchiori, da UEL, e Gilceana Galerani, chefe da Secretaria de Comunicação da Embrapa são integrantes da comissão organizadora. Marlene destaca o objetivo de identificar formas como a comunicação pode contribuir e potencializar as ações do agronegócio. Gilceana chama a atenção para a realização da "Mesa de Diálogo" e diz que o evento também busca "discutir como ampliar a compreensão pública do setor e de sua capacidade em incorporar processos e práticas de sustentabilidade".
Participantes da Mesa de Diálogo
  • Luiz Cornacchioni, diretor Executivo da Abag
  • Adriana Brondani, diretora Executiva  do Conselho de Informações sobre Biotecnologia
  • Marilene Iamauti, diretora de Assuntos Corporativos da DOW Agrosciences
  • Gilceana Galerani,  Chefe  da Secretaria  de Comunicação da Embrapa
  • Luiz Gustavo Nussio, diretor Esalq/USP
  • Milena Serro, Comunicação e Marketing Institucional da Ibá Indústria Brasileira de Árvores
  • Luiz Silveira, Gerente de Relacionamento com Imprensa da Monsanto
  • Samuel Zanello Milléo Filho, coordenador de Comunicação da Ocepar
  • Valter Brunner, diretor de Comunicação da Syngenta América Latina
  • Marlene Marchiori, Professora da Universidade Estadual de Londrina

Secretaria de Comunicação da Embrapa - Secom

Nenhum comentário: