quinta-feira, 14 de abril de 2016

Cresce número de imóveis rurais no CAR


Propriedades cadastradas até 5 de maio terão benefícios do Programa de Recuperação Ambiental. Após a data, podem sofrer restrições ao crédito.


Na reta final do prazo para o Cadastramento Ambiental Rural (CAR) 2,6 milhões de imóveis rurais já foram cadastrados. Até agora, 70,3% da área prevista já está no sistema. Quem ainda não se cadastrou tem até o dia 5 de maio para garantir o acesso aos benefícios do Programa de Recuperação Ambiental. Os proprietários que não aderirem ao CAR até essa data podem sofrer restrições no crédito rural.
A procura pelo CAR cresceu até mesmo na região Sul, que vinha apresentando números menos expressivos. Somente no mês de março, foram cadastrados 2,38 milhões de hectares nos estados do Paraná, Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Ao todo, a região tem 41,37% da sua área cadastrada, sendo o Rio Grande do Sul o estado com maior inclusão no último mês (1.264.887 de hectares).
A região Norte manteve os números expressivos que vinha apresentando, com 85,8%, seguida pelo Sudeste (71,4%) e pelo Centro Oeste (67,9%). O Nordeste tem 43% do imóveis no sistema. Os números são do relatório divulgado nesta terça-feira (12/04) pelo Serviço Florestal Brasileiro (SFB), órgão vinculado ao Ministério do Meio Ambiente (MMA).
Os dados mostram, ainda, os estados de Minas Gerais (1.719.939 hectares cadastrados), Maranhão (com 1.682.610), Mato Grosso do Sul (1.284.441) e o Rio Grande do Sul (1.264.887) como os que apresentam a maior área cadastrada no mês de março.
No total, o país apresenta um aumento percentual de áreas cadastradas no mês de 4% em relação ao mês anterior. O percentual é quase o dobro da média mensal dos últimos cinco meses, o que pode ser explicado pelas adesões de última hora, fenômeno que ocorreu no vencimento do primeiro ano do prazo.
O QUE É O CAR
O CAR, previsto no Código Florestal Brasileiro, é um registro eletrônico obrigatório para todos os imóveis rurais do País. Foi criado para integrar as informações sobre a situação das Áreas de Preservação Permanente (APP), da Reserva Legal e Áreas de Uso Restrito. Registra, também, as florestas e  remanescentes de vegetação nativa e áreas consolidadas das propriedades e posses rurais do país.
A base de dados do Sistema Integrado de Cadastro Ambiental Rural (Sicar) é estratégica para o controle, monitoramento e combate ao desmatamento das florestas e demais formas de vegetação nativa do Brasil.Ele vai, ainda, facilitar o planejamento ambiental e econômico dos imóveis rurais.

Nenhum comentário: