terça-feira, 5 de abril de 2016

Resultado de quatro anos de estudo em solos frágeis chega ao público

Embrapa Solos - Solos frágeis ocupam 200 milhóes de hectares no Brasil
Solos frágeis ocupam 200 milhóes de hectares no Brasil
Desde 2011 pesquisadores da Embrapa estudam solos com elevada tendência à degradação a fim de promover o correto manejo dessa terra, garantindo produção agrícola lucrativa com sustentabilidade. O livro "Solos frágeis: caracterização, manejo e sustentabilidade" é um dos resultados deste trabalho.
A publicação, com 370 páginas, mostra a atividade da equipe em quatro áreas representativas ao redor do País: (Botucatu-SP, Luís Eduardo Magalhães-BA, Mineiros-GO e Petrolina-PE), onde promoveram a comparação dos sistemas de manejo, avaliaram o uso histórico, checaram o fluxo nutricional e fizeram o mapeamento digital dessas terras em bom grau de detalhamento, numa escala de 1:10.000.
"Problemas que afetam os solos frágeis geralmente são compactação, fertilização excessiva, salinização ou contaminação do lençol freático. No Brasil, temos 200 milhões de hectares desse solos, só no Cerrado chegam a 66 milhões de hectares", diz o pesquisador da Embrapa Solos (Rio de Janeiro-RJ) e um dos autores do livro, Luís Carlos Hernani.
"Solos frágeis: caracterização, manejo e sustentabilidade" é uma primeira aproximação mais detalhada no universo destas terras, o trabalho terá continuação com a publicação de boletins de pesquisa.

Embrapa Solos

Nenhum comentário: