segunda-feira, 10 de outubro de 2022

 

Agricultores de dois municípios de Pernambuco fazem treinamento contra praga da bananeira

   

O treinamento foi realizado pelos fiscais e técnicos da Adagro e Ministério da Agricultura com objetivo de ensinar o produtor rural a proteger a plantação contra o ataque das pragas que contaminam as bananeiras. A Agência de Defesa e Fiscalização Agropecuária de Pernambuco (Adagro), autarquia vinculada à Secretaria de Desenvolvimento Agrário (SDA), em parceria com o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), visitaram e monitoraram os municípios de Bezerros e Vitória de Santo Antão, na ocasião realizaram treinamento com produtores para o combate referente a Fusarium oxysporum e Sigatoka-negra, pragas que atacam a bananeira.

O treinamento teve participação de 26 Fiscais Estaduais Agropecuários da Adagro, Técnicos da UFRPE, pesquisadores e extensionistas do IPA, além do Engenheiro Agrônomo e Fitopatologista do MAPA, Dr. Wilson da Silva Moraes, que ministrou a capacitação. Com o treinamento, todos participantes ficam aptos para reconhecimento das pragas em campo e procedimentos de coleta de amostra.

A Sigatoka-negra já está presente no estado de Pernambuco, oficializada pela Portaria do MAPA/SDA nº 616 de 08/07/2022. Em decorrência da presença dessa praga, a Adagro implantou no estado o Sistema de Mitigação de Risco-SMR para a Sigatoka-negra, que adota diferentes medidas de manejo de proteção contra a praga.

Para se cadastrar no SMR, o produtor deverá fazer adesão junto a Adagro, cadastrar a Unidade de Produção ou de Consolidação e ter acompanhamento de um Responsável Técnico, Engenheiro Agrônomo habilitado para emissão de Certificado Fitossanitário de Origem-CFO ou Certificado Fitossanitário de Origem Consolidado-CFOC.

Nenhum comentário: