sexta-feira, 10 de julho de 2020

Um método de desmama racional para os bezerros ajuda no desenvolvimento animal

 
desmame racionalOs animais, com cerca de oito meses de idade, devem ser separados das vacas apenas por um corredor, em pastos diferentes, onde mãe e filho mantêm contato visual, auditivo e olfativo. É com esse foco no bem-estar animal e no aumento da produtividade, que a Embrapa Pecuária Sudeste, de São Carlos (SP), tem realizado a desmama racional desde 2014.
O método diminui o estresse causado pela separação, melhorando o bem-estar e a produtividade. Resultados de pesquisas ao longo desses seis anos demonstram animais com maior ganho de peso e de temperamento menos reativo. De acordo com a pesquisadora Cinthia Marcondes, da Embrapa Pecuária Sudeste, desde a implantação da desmama racional, percebeu-se que, aos 12 meses de idade, o ganho de peso dos bezerros foi superior aos desmamados da forma tradicional. As fêmeas, também com 12 meses, quando mensurado o temperamento, foram menos reativas do que as desmamadas pelo método convencional.  
A pesquisadora ressalta que essa prática pode ser adequada de acordo com as condições estruturais de cada propriedade (pastos adjacentes com cerca reforçada ou pastos próximos com corredor no meio, por exemplo), mão de obra e do tempo percebido como adequado para essa estratégia.
No desmame tradicional, o bezerro é apartado da mãe e levado a locais distantes para que não haja contato. Para minimizar o estresse, é comum o pecuarista colocar algumas vacas (que não são suas mães) junto aos bezerros para servirem de “madrinhas”. No modelo tradicional, é comum que tanto as vacas como os bezerros permaneçam vocalizando durante muitos dias.
Estressados, os animais passam mais tempo caminhando, deixando de se alimentar, ruminar e descansar. O estresse reduz o ganho de peso do bezerro e afeta sua imunidade, refletindo em menor bem-estar dos bovinos e prejuízos econômicos aos pecuaristas.

Nenhum comentário: