quinta-feira, 16 de julho de 2020

CAR validado permite ampliar limite de crédito de custeio em até 10%

Segundo a Coalizão Brasil, medida prevista no Manual de Crédito Rural pode impulsionar esforços da validação do Cadastro Ambiental Rural nos órgãos estaduais


Produtores rurais com Cadastro Ambiental Rural (CAR) validado podem solicitar a ampliação do limite de crédito de custeio em até 10%. A medida foi incorporada no Manual de Crédito Rural e está em vigor desde 6 de julho como forma de incentivar a implementação do Código Florestal.
De acordo com Juliano Assunção, líder de Finanças Verdes da Coalizão Brasil Clima, Florestas e Agricultura e diretor-executivo do Climate Policy Initiative (CPI), é importante que o recursos público esteja alinhado aos produtores que estão em conformidade com o meio ambiente.
Além disso, ele explica que a medida é um incentivo ao Código Florestal não apenas na perspectiva do produtor, mas também dos fiscalizadores. À medida que a concessão do CAR depende de uma etapa de validação presencial, depois do georreferenciamento por satélites, os órgãos estaduais tendem a aprofundar esforços para a certificação do cadastro a partir do envolvimento dos instrumentos financeiros.

“Esse movimento foi implementado por um conjunto de razões, como apontar para uma direção bastante saudável de alocar os recursos públicos para aqueles que estão em conformidade com o meio ambiente, criar incentivos para os produtores e órgãos envolvidos para que aprofundem esforços e, ainda, a mobilização de recursos para implementação do Código Florestal”, resume Assunção.

Nenhum comentário: