quinta-feira, 9 de julho de 2020

Safra de grãos 2019/2020 deve totalizar 251,4 milhões de toneladas, estima a Conab

Companhia elevou sua estimativa para a produção nacional em novo relatório

Rentabilidade da cultura da soja tem impulsionado ganhos de área 
A Companhia Nacional de Abastecimento (Conab) elevou a estimativa para a safra brasileira de grãos 2019/2020 para 251,424 milhões de toneladas, de acordo com o relatório divulgado nesta quarta-feira (8/7). A expectativa anterior, de um mês atrás, era de uma produção total de 250,536 milhões de toneladas. De acordo com o 10º Levantamento de Safra referente ao período, o número atualizado representa um crescimento de 3,9% em relação com o ciclo anterior (242,094 milhões de toneladas).
O documento destaca que, apesar do atraso de chuvas no início da temporada, as culturas de primeira safra responderam bem às condições climáticas e, de maneira geral, apresentaram rendimentos maiores em comaparação com o ciclo agrícola anterior. Já nas culturas de segunda e terceira, a menor janela de plantio influenciou os rendimentos, principalmente de milho e feijão no Paraná, São Paulo, Mato Grosso do Sul e Goiás.
“Com área das culturas de primeira safra totalmente colhida, e as de segunda com a colheita avançada, ainda depende da conclusão do plantio das culturas de inverno e do comportamento climático, que podem influenciar na produtividade dessas culturas”, pontua a Companhia, na versão resumida do relatório, divulgada em seu site oficial.
O relatório traz uma revisão para cima na estimativa para a colheita de soja, que passou de 120,424 milhões para 120,883 milhões de toneladas, com a colheita encerrada nos principais estados produtores. O volume estimado é 5,1% maior que o da safra 2018/2019 (115,029 milhões de toneladas).
“Um ganho de área nos últimos anos. A rentabilidade da cultura tem impulsionado isso, com ganhos de produtividade. Alguns problemas climáticos pelo caminho, mas segue aumentando a sua produtividade média no país”, afirmou o superintentende deinformação do agronegócio da Conab, Cleverton Santana, que fez a apresentação dos números, transmitida pela Companhia via internet.

Nenhum comentário: