segunda-feira, 13 de julho de 2020

A importância do seguro rural para o setor segurador frente a conjuntura atual

533 acessos
O mundo observa uma recessão devido ao coronavírus e até faltam dados para calcular o impacto real para a economia global. Muitos setores estão sofrendo de forma direta os efeitos causados principalmente pela interrupção de atividades. Outros sentem os efeitos de forma indireta pela redução do consumo, por exemplo. No entanto, existem setores, uma pequena minoria, que estão suportando um pouco melhor este período. Um destes setores é a agricultura, atividade fundamental para a segurança alimentar de um país.
O setor de seguros está muito ligado a economia e também está vivenciando uma redução do potencial de vendas, além de estar sofrendo um aumento de sinistros oriundos das carteiras de saúde e vida. A redução do interesse em adquirir um seguro deve-se ao menor poder de compras dos clientes, interrupção de atividades e incerteza do mercado em geral.
Quando mencionamos as prioridades de uma sociedade durante uma situação de estresse econômico, a alimentação sempre apresenta um papel principal, ao lado de outras atividades como segurança e saúde. Um povo com fome é como uma planta de milho sem água, não sobrevive a nenhuma adversidade. Portanto, a agricultura é a base para a recuperação das regiões, principalmente, nestes períodos de crises em que a população prioriza esta atividade essencial.
Se a produção de alimentos não pode parar, consequentemente, o agronegócio não para. Certamente isso não se aplica para todos os setores produtivos, mas na sua grande maioria, esta pandemia não afeta diretamente as diversas cadeias que compõem a agricultura. Dado que este sistema “Agro” segue operando, a exposição aos riscos também continua. Com ou sem subsídio, o seguro rural segue tendo uma grande demanda.
Já se percebe um movimento dentro do mercado de seguros a fim de suprir a redução em outras linhas de negócios, através de investimentos para impulsionar cada vez mais o ramo do seguro rural. Ao final, quem não gostaria de fornecer um produto cujo potencial de vendas varia pouco, pela resiliência do setor, que consegue se manter praticamente constante apesar de toda a crise?

Henrique Tresca*
*Fundador do Portal Seguro Rural (www.portalsegurorural.com.br).
Atua no ramo de seguro e resseguro para o agronegócio.






Nenhum comentário: