quinta-feira, 30 de julho de 2020

Agricultura familiar

Agricultura Familiar: essencial no passado, elementar no presente e fundamental para o futuro

A história mostra que a Agricultura Familiar foi essencial para que humanidade começasse a se organizar melhor como sociedade. Em um processo chamado pelos historiadores de Revolução Agrícola, nossos ancestrais perceberam que podiam cultivar seus próprios alimentos e se nutrir deles sem que precisassem se arriscar em caçadas e expedições perigosas. E a partir da agricultura, a humanidade começou a dar seus primeiros passos rumo a sua evolução.

Hoje, milhares de anos depois, a agricultura familiar continua sendo elementar para essa sociedade construída. O primeiro compromisso dessa atividade, tomado como uma verdadeira responsabilidade, é o de alimentar as pessoas com comida de qualidade, levando a soberania e a segurança alimentar a todos os territórios. Mas além dessa premissa básica fundamental, há outras contribuições muito importantes para o mundo que também partem da agricultura familiar, e que assim como no passado, têm o potencial de manter a existência da humanidade e de levá-la para umpatamar mais evoluído.

Uma dessas contribuições é que a agricultura feita pelas famílias rurais tem um papel muito importante na produção de alimentos com preservação dos ecossistemas, pois busca se relacionar de forma harmônica com os recursos do meio ambiente em que vive. Nosso planeta hoje vive um grande desequilíbrio natural, devido a tantos séculos de exploração irracional a dos recursos naturais, cujo resultados destes impactos a humanidade já começa a sentir com as mudanças climáticas e dela decorrem o surgimentos das secas, vendavais, tornados, mudanças das marés, chuvas excessivas com inundações, novas doenças de pragas que afetam os diferentes ecossistemas, a produção de alimentos e, sobretudo, os seres humanos que neles habitam.

Frente a tudo isso, faço algumas indagações: o que queremos comer amanhã? De que forma desejamos viver e envelhecer em nossos territórios?Que ensinamentos vamos deixar para nossos filhos? O que você pode fazer para você, para seus filhos e para as futuras gerações viver neste planeta de forma saudável e sustentável?

Eu, agricultor que sou, começo a lembrar do que aprendi com meus avós e pais. Eles me ensinaram a olhar com o devido cuidado para tudo o que está a nossa volta, com o que criamos e cultivamos para comer. Cuidar para que tudo venha, cresça e se reproduz em harmonia. Pois é desse jeito que nossa agricultura familiar ainda procura manter a produção de alimentos em seus territórios. Muito desse cuidado já se perdeu em busca da produtividade e do lucro com praticas e manejos inadequados . É obvio que todos nós agricultores e agricultoras familiares queremos prosperar, aumentar a produção, a produtividades, vender mais e melhor e temuma boa renda. Mas isso precisa ser feito com o devido cuidado e responsabilidade, adotando praticas e manejo que sejam mais sustentáveis e de menor impacto ao meio ambiente, agregando valor ao seu produto que será mais saudável para o consumo humano.

Pensando no futuro, vamos trabalhar e fazer nossa parte procurando despertar maior consciência dos agricultores para que observem os cuidados com a natureza na produção de alimentos e estabelecer uma nova relação com os consumidores para que comprem alimentos saudáveis. Desta forma estaremos contribuindo para construção de uma nova era de relação Humanidade e Meio ambiente.

A humanidade precisa se conectar com suas raízes e saberes e fazer as melhores escolhas eprogredir a partir delas. A agricultura familiar é um caminho, pois com seu modo de produção, levando em conta as culturas e saberes tradicionais, é uma riqueza que vai além de valores monetários e precisa ser preservada e fortalecida enquanto estratégia para o desenvolvimento sustentáveis dos territórios rurais e das nações.

Enquanto o planeta terra gira, os/as agricultores/as familiares seguem trabalhando na produção de alimentos para as comunidades rurais e urbanas, dando sua contribuição na redução das desigualdades sociais que ainda assolam tantos países.

A agricultura familiar precisa ser reconhecida e valorizada pela sociedade urbana que todo santo dia demanda de alimentos para comer e viver e dos governantes que dada sua importância socioeconômica e ambiental precisam instituir medidas e políticas que atendam as necessidades das famílias que fazem a agricultura familiar, para que estas possam seguir com seu trabalho e prosperar com dignidade em seus territórios rurais.

As Nações Unidas deram um passo importante ao Decretar a Década da Agricultura Familiar, dando mandato e oportunidade para os governantes e a sociedade junto dos agricultores familiares instituírem políticas publicas necessárias para a produção de alimentos saudáveis para a presente e futuras gerações.

No dia 25 de julho celebramos o Dia Internacional da Agricultura Familiar, data estabelecida pela FAO, e nesse dia eu gostaria muito que todas as pessoas do mundo fizessem uma reflexão sobre tudo isso. Que se questionassem de onde vem a comida que estão colocando em seus pratos, e que para além do paladar, quais os outros valores que estão relacionados comos alimentos que comem.

FONTE:  CONTAG

Nenhum comentário: