quinta-feira, 9 de julho de 2020

Algodão colorido vai ter safra recorde, este ano, na Paraíba

A estimativa dos produtores e dos técnicos da Empresa Paraibana de Pesquisa, Extensão Rural e Regularização Fundiária (Empaer), o estado deve colher uma produção pelo menos três vezes maior em relação à safra passada. A safra de algodão colorido começou a ser colhida em meados do mês passado em algumas regiões da Paraíba deve chegar a cerca de 50 toneladas de pluma.
Entre os fatores que levaram a esse aumento está a adesão da empresa Santa Luzia Redes e Decoração a um acordo internacional para que seus produtos sejam de algodão 100% sustentável até 2025. O algodão colorido orgânico é uma das principais matérias-primas usadas pela empresa. Apenas o grupo Santa Luzia está contratando a produção de cerca de 60 hectares nesta safra, com expectativa de chegar a 100 hectares no próximo ano.
A Santa Luzia Redes e Decoração, localizada em São Bento, sertão da Paraíba, desde 2006 vinha cultivando o algodão colorido natural e orgânico certificado em 20 hectares em sistema de agricultura familiar, em municípios no entorno da fábrica. A matéria-prima alimenta a fábrica que produz artigos têxteis de decoração: redes de descanso, mantas, entre outros, para abastecer o mercado nacional e internacional.
Com a demanda crescente, a empresa decidiu ampliar a produção em 300% para atender tecelagens do mercado interno e externo. “Essa produção não será destinada apenas às Santa Luzia Redes e Decoração. Nosso interesse em aumentar a produção é comercializar a pluma de algodão e futuramente o fio de algodão por que a procura tem crescido e nós vimos uma oportunidade de oferecer a outras empresas do mercado interno e externo que desejem utilizar o algodão colorido na sua produção”, conta Armando Dantas, diretor da empresa.
produção de algodão orgânico do grupo Santa Luzia se concentra nos municípios de Brejo do Cruz, Belém do Brejo do Cruz, São Bento e São José do Brejo do Cruz, cultivados em sua maioria por comunidade quilombolas, em sistema de agricultura familiar, com uma produtividade média de 1.200 quilos de algodão por hectare. Segundo o empresário, cerca de 180 pessoas estão envolvidas na produção.

Por EMBRAPA

Nenhum comentário: