segunda-feira, 6 de julho de 2020

 

Cabras OGM podem combater o câncer

"Os anticorpos são as principais armas do nosso sistema imunológico"
Cientistas da AgResearch, uma organização de tecnologia agrícola da Nova Zelândia, descobriram que um anticorpo específico usado em tratamentos contra o câncer poderia ser produzido com sucesso no leite de cabra, dando aos médicos uma vantagem na batalha para combater a doença. Os anticorpos monoclonais terapêuticos (mAbs) representam uma das classes mais importantes de proteínas farmacêuticas para o tratamento de doenças humanas. 
A maioria é produzida em células de mamíferos cultivadas, o que é caro e limita sua disponibilidade. As cabras, alcançando um bom equilíbrio entre um tempo de geração relativamente curto e produção abundante de leite, apresentam uma plataforma alternativa para a produção econômica, flexível e em larga escala de mAbs terapêuticos. 
"Os anticorpos são as principais armas do nosso sistema imunológico", disse o Dr. Goetz Laible, cientista da AgResearch.
Nesta última pesquisa, publicada no bioRxiv, o Dr. Laible e colegas se concentraram em um tipo específico de anticorpo monoclonal (mAb), chamado cetuximabe. "Anticorpos monoclonais são importantes no combate ao câncer, porque podem reconhecer um único alvo específico", disse Laible ao portal Newshub. 
"Seu potencial terapêutico está em seu objetivo extraordinário de que, no caso de um agente terapêutico contra o câncer, ele possa identificar as diferenças entre as células cancerígenas e as células normais", completou.
Numa tentativa de produzir o mAb Cetuximab, que é aprovado para o tratamento do câncer e é usado comercialmente sob a marca Erbitux, os cientistas inseriram genes especiais no genoma da célula da cabra. De acordo com o bioRxiv, foram geradas várias linhas de cabras transgênicas que produzem cetuximabe no leite. 
Nota do Blog: Uma notícia alvissareira. Tomara meu Deus.

Nenhum comentário: