quinta-feira, 30 de julho de 2020

 
MUNDO

Covid-19 pode comprometer alimentação da América Latina

Isso foi confirmado por uma pesquisa do Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola (IICA)
A maioria dos agricultores familiares da América Latina e do Caribe, chaves para a segurança alimentar, trabalha em uma estrutura de falta de equipamentos de proteção e protocolos sanitários em meio à pandemia de Covid-19 e enfrenta limitações para vender seus produtos, um cenário que, com o menor poder aquisitivo dos consumidores, afeta a produção e terá consequências no fornecimento de alimentos básicos pelo setor. 
Isso foi confirmado por uma pesquisa do Instituto Interamericano de Cooperação Agrícola (IICA), realizada nos meses de maio e junho entre 118 referentes da agricultura familiar em 29 países das Américas. “Este é um raio-x muito preciso do setor de agricultura familiar, realizado em um contexto muito desafiador. Juntamente com essa ‘foto’, a pesquisa apresenta opções de políticas públicas em face da pandemia para servir a um setor-chave para emprego agrícola, suprimento de alimentos, segurança alimentar e nutricional e mitigação do êxodo rural. Em outras palavras, um setor estratégico que deve ser prioritário”, afirmou o engenheiro agrônomo Mario León, gerente do Programa de Desenvolvimento Territorial e Agricultura Familiar da Diretoria de Cooperação Técnica do IICA e coordenador da pesquisa. 
O trabalho também constatou uma crescente preocupação no setor de agricultura familiar em relação às possibilidades de comercialização de alimentos nos mercados locais, devido à redução no fluxo de consumidores por medo de serem infectados. Com referência ao suprimento produtivo da agricultura familiar, uma grande maioria dos pesquisados na pesquisa do IICA disse que já estão percebendo repercussões negativas causadas pela pandemia.  
Além disso, a opinião dos entrevistados é generalizada de que os produtos mais afetados seriam grãos e cereais, vegetais, seguidos de frutas, raízes e tubérculos e carnes. 

Nenhum comentário: