quarta-feira, 4 de dezembro de 2019

As plantas também podem ajudar a reduzir o excesso de umidade dentro de casa


Pelo menos 5 tipos de plantas que podem ser cultivadas dentro de casa, também podem reduzir o excesso de umidade evitando assim, a proliferação de ácaros e fungos, seres microscópicos capazes de desencadear sérias doenças respiratórias e provocar a perda de bens valiosos.
A umidade alta pode causar crises de rinite alérgica, asma, dermatite atópica e, em casos mais raros, até mesmo conjuntivite alérgica. Além disso, mofo e bolor em móveis e roupas, dentro de armários e até mesmo nas paredes, também são resultados da proliferação de fungos em ambientes úmidos.
Uma pesquisa realizada pela NASA em 1989 concluiu que algumas espécies de plantas têm capacidade de purificar o ar e absorver a umidade do ambiente. Além de contribuir para a qualidade do ar interno e nos aproximar da natureza. Vaja abaixo algumas das espécies que podem ser cultivadas em casa e além de trazer mais saúde, podem ser excelentes adornos para a decoração do ambiente.
Lírio da Paz
Atrativa pela beleza de sua flor e o brilho de suas folhas, essa espécie se desenvolve muito bem em ambientes fechados e pouco iluminados, onde absorve a umidade presente no ar para crescer. É prática e ideal para quem costuma ter uma rotina muito agitada e passa pouco tempo em casa.
Samambaia de Boston
Bem conhecida entre os brasileiros, a samambaia se tornou popular entre 1970 e 1990. Além de ser uma das primeiras opções para jardinagem vertical, ela não exige poda frequente e pode ser colocada suspensa em qualquer lugar dentro de casa. Ao absorver umidade do ar, essa planta também puxa impurezas como benzeno e xileno.
Clorofito
De folhas longas, verdes, curvadas e crescimento rápido, o clorofito, nativo da África do Sul, é capaz de remover 90% das impurezas do ar em até 48 horas.
Hedera Helix 
De nome popular Hera, e com folhas pequenas e bem desenhadas, o indicado é que ela seja colocada suspensa para que absorva a umidade. Além de diminuir a quantidade de água em forma de vapor no ar, ela também absorve mofo e material fecal de animais de estimação e microrganismos presentes no ar.
Palmeiras
Pequenas, médias ou grandes, elas são nativas de regiões tropicais e crescem muito bem em locais úmidos. A palmeira do tipo Areca bambu está entre as mais indicadas para ambientes domésticos por ter capacidade de absorver poluentes internos.

E se mesmo diante de todas essas opções a umidade dentro de casa permanecer alta, saiba que existe ainda outra saída. Muitas pessoas optam pelo uso de um Desidrat, equipamento capaz de controlar a umidade no nível ideal para saúde de todos, entre 50% e 60% de acordo com a OMS – Organização Mundial da Saúde

Nenhum comentário: