segunda-feira, 16 de dezembro de 2019

Estudo mostra quais as melhores regiões para plantar algodão herbáceo


algodão no campoO levantamento mostra as melhores áreas de plantio do algodão herbáceo para o Distrito Federal e mais 26 estados. O Zoneamento agrícola do algodão, a partir de agora, será apresentado em três níveis de riscos de 20%, 30% e 40%. O novo estudo apresenta algumas novidades para essa cultura. A partir de agora, o zoneamento da cultura vai poder identificar qual o risco de semeadura, por decêndio (dez dias), para os riscos de 20%, 30% e 40%. Até então, o zoneamento contemplava períodos de semeadura somente para o risco de 20%.
De acordo com o Departamento de Gestão de Risco da Secretaria de Política Agrícola do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, será possível uma melhor avaliação do risco por parte de agentes financeiros e seguradoras, e permitirá ao produtor identificar o risco ao qual estará exposto a depender da data de semeadura. Para conseguir seguro da safra, o produtor precisa cumprir as orientações do zoneamento agrícola.

Nessa metodologia, foi elaborado um calendário de plantio para cada município, correlacionado ao ciclo das cultivares e ao tipo de solo, conforme sua capacidade de retenção de água, utilizando dados de séries históricas com média de 20 anos de registros diários nas estações meteorológicas disponíveis. Para mais Informações: imprensa@agricultura.gov.b

Nenhum comentário: