sexta-feira, 6 de dezembro de 2019

Semiárido Show encerra oitava edição com mais de 3 mil pessoas capacitadas

Saulo Coelho - Estande da Embrapa
Estande da Embrapa
Com quatro dias intensos de programação técnica, a oitava edição do Semiárido Show chegou ao fim cumprindo o objetivo de levar aos produtores, estudantes e técnicos da região as mais diversas inovações desenvolvidas para a convivência com o Semiárido brasileiro. Com números expressivos, a iniciativa contou com 70 treinamentos, entre minicursos, palestras e oficinas, capacitando mais de 3 mil pessoas.  O evento foi realizado pela Embrapa em parceria com o Instituto Agronômico de Pernambuco (IPA), e apoio de diversas instituições.
Toda a estrutura da feira foi montada em uma área de 20 hectares da Embrapa, em Petrolina- PE, que recebeu mais de 10 mil visitantes.  No campo, foram instaladas 35 unidades demonstrativas, com exposição de 70 tecnologias. Na área reservada à Vila da Economia Solidária, o público pôde conferir cerca de 32 expositores ligados a cooperativas regionais, que comercializaram doces, bebidas e artesanatos.
Para a Chefe Adjunta de Inovação da Embrapa Semiárido e coordenadora da feira, Lúcia Kiill, a oitava edição foi um sucesso, com uma programação diversificada que rendeu comentários satisfatórios do público, caso da estudante de agronomia da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) Hanna Alcântara, em sua terceira visita ao evento.
“Já participei das edições de 2015, 2017 e agora 2019. É interessante ver que o Semiárido Show mantém sua origem técnica, trazendo a cada ano coisas inovadoras para quem trabalha no campo”. A estudante conta que conseguiu participar de boa parte da programação. “Fiz diversos minicursos, visitei estandes e unidades demonstrativas, e cada lugar desses foi agregador ao meu conhecimento”, diz.
Além do público local, o Semiárido Show recebeu caravanas de estados como Alagoas, Ceará, Paraíba, Piauí e muitos outros. Edinalva Aparecida, técnica em agropecuária, veio na caravana da Bahia e aproveitou o dia pela feira para conhecer as novidades para o setor. “Infelizmente, não dá para ver tudo em pouco tempo, então foquei em conhecer os estandes e as tecnologias que a Embrapa está oferecendo para a nossa região”.
De acordo com Lúcia Kiill, muitas novidades que estiveram na programação deste ano já estão sendo cotadas para a próxima edição da feira, em 2021. O leilão de animais e a parceria com a FAO estão na lista. “A participação da missão internacional da FAO foi muito interessante para nós e para os países dos corredores secos da América Latina, essa troca de experiências é enriquecedora e nós queremos mantê-la”.
Debate sobre as dinâmicas de desenvolvimento regional
O tema do Semiárido Show foi destacado na programação do evento por meio do Seminário ‘Dinâmica de Desenvolvimento Regional e Inteligência Territorial’.  Com a presença de autoridades, o Seminário buscou ampliar o debate sobre as estratégias para construção de planos regionais e elaboração de políticas públicas com foco no desenvolvimento rural do Nordeste.
Na programação, foi apresentado o Plano de Ação para o Nordeste – o AgroNordeste, além do lançamento do Livro: "Tecnologias de Convivência com o Semiárido brasileiro", uma parceria entre a Embrapa e o BNB.
Estande da Embrapa
Com uma área de 600 metros quadrados, o estande institucional da Embrapa trouxe a exposição de tecnologias, produtos e serviços envolvendo 15 unidades da Empresa.  No local, foram apresentados produtos da biodiversidade da caatinga, como o doce de umbu e o fermentado de maracujá do mato; novas cultivares, como a banana BRS Princesa; alimentos biofortificados; metodologias de avaliação para a ovinocultura; equipamentos de irrigação; mostruário de grãos; o algodão colorido, maquetes do Sisteminha Embrapa-UFU-FAPEMIG, criação de galinha caipira e gestão da água no semiárido, entre outras tecnologias
O espaço contou ainda com o Túnel do sistema iLPF (integração Lavoura-Pecuária-Floresta), que utiliza tecnologia de realidade aumentada para proporcionar uma experiência virtual sobre o funcionamento do sistema. A Livraria Embrapa também marcou presença no estande, disponibilizando para venda e doação publicações técnicas da Embrapa.
Lançamentos:
Além da programação intensa de cursos e palestras, a feira trouxe a apresentação de novas publicações e aplicativos da Embrapa. Conheça os lançamentos que ocorreram durante o evento e que já estão disponíveis para o público:
Livro ‘Agricultura Familiar Dependente de Chuva no Semiárido’: A obra reúne soluções tecnológicas e alternativas aplicáveis aos principais sistemas de produção agropecuários adotados pelos agricultores familiares na região. Oferece uma abordagem descritiva sobre as culturas agrícolas, o uso da água para produção de alimentos, o manejo e a conservação dos solos, as potencialidades da biodiversidade da Caatinga e a produção animal em áreas dependentes de chuvas. Disponível para download gratuito em: https://bit.ly/34Y0M6D
Livro ‘Tecnologias de Convivência com o Semiárido brasileiro’: Em linguagem simples e acessível, a publicação apresenta informações atualizadas sobre as principais alternativas tecnológicas para a convivência do homem com as condições de semiaridez. Promove ainda uma reflexão sobre o desenvolvimento agrícola da região, destacando os diferentes ambientes do Semiárido, suas potencialidades e limitações. A obra é fruto da parceria entre a Embrapa e o Banco do Nordeste (BNB). Disponível para download gratuito em: https://bit.ly/2XesIjM
Livro 'Produção de Caprinos no Brasil': A obra aborda temas como produção de leite e carne, sistemas de produção, genética, alimentação, reprodução, sanidade e comercialização. Discorre também sobre a importância da carcaça e do couro caprino. Disponível para venda na Livraria Embrapa: http://bit.ly/2NL0WbC
BioSemeie - aplicativo para dispositivos Android para gestão de casas de sementes crioulas: Uma ferramenta útil para o gerenciamento de estoques de sementes e sistematização do catálogo de sementes com suas características morfológicas e adaptativas. O aplicativo permite registro de entrada e saída de sementes, gera relatório completo de cada casa e possibilita a integração entre elas. Disponível para download na PlayStore: https://bit.ly/32MJJ67
Aplicativo AgroPragas Maracujá: Auxilia na identificação e no controle das principais doenças e insetos-praga que acometem a cultura do maracujazeiro. Pode ser utilizado em diferentes momentos durante o desenvolvimento das plantas. A tecnologia pode ser acessada off-line, basta o usuário baixar o aplicativo no celular ou em outro dispositivo móvel. Disponível para download na PlayStore: https://bit.ly/33OHRuC
Apoio
O Semiárido Show é apoiado pelas seguintes Instituições: Ministério da Agricultura Pecuária e Abastecimento (Secretaria de Agricultura Familiar e Cooperativismo); Ministério da Cidadania (Secretaria Nacional de Inclusão Social e Produtiva Rural); Ministério do Desenvolvimento Regional (Secretaria de Desenvolvimento Regional e Urbano e Secretaria Nacional de Segurança Hídrica); Banco do Nordeste, Banco do Brasil, BNDES, Instituto Federal Sertão-PE; Univasf; Ibama; Sudene; Chesf; ; FAO/ABC; Secretaria de Turismo e Lazer/Gov Pernambuco; Emater/Governo do Estado do Piauí; Superintendência de Agricultura Familiar (SUAF)/ Secretaria de Desenvolvimento Rural (SDR)/ Governo do Estado da Bahia; Companhia de Desenvolvimento e Ação Regional (CAR); Projeto Bahia Produtiva; Grupo Banco Mundial; Pró Semiárido; Fida/IICA/Programa Semear Internacional; Bem Diverso/ PNUD/ Gef; Prefeitura de Petrolina; Programa Água Doce; CNA, Senai; Senar; Sebrae; Sesc; Senac; IRPAA e ASA.


Embrapa Semiárido 

Nenhum comentário: