quinta-feira, 5 de dezembro de 2019


VI edição do Simpósio do Parque das Dunas traz discussões sobre meio ambiente



Na manhã dessa quinta-feira (05), o Instituto de Desenvolvimento Sustentável e Meio Ambiente – Idema iniciará a VI edição do Simpósio do Parque das Dunas – SIMPARQUE. A abertura oficial do evento acontecerá no auditório do Parque, às 9h, com a presença dos diretores do Idema, especialistas da área ambiental, professores, pesquisadores e estudantes. O Simpósio segue até a sexta-feira, dia 06/12.
A programação do primeiro dia do evento contemplará diversas palestras com temas na área ambiental, como a Revisão do Plano Diretor da Cidade do Natal e Áreas Especiais; Implementação da Primeira Unidade de Conservação do Rio Grande do Norte; Desafios Enfrentados na Luta da Conservação da Natureza; Instituto Cidade Limpa, entre outros.
No dia 06, a programação será voltada para a realização de três minicursos, promovidos por técnicos do Idema: “Ecologia e Conservação de Aves na Mata Atlântica do Nordeste, ministrado pelo Prof. Msc. Marcelo Silva, “Insetos em Fragmentos de Mata Atlântica: Conheça e Preserve”, com o Msc. Miguel Rocha Neto, e o minicurso “Conservação: Técnicas de Restauração em Bioma de Caatinga”, com a Msc. Marina Moura. As atividades acontecerão em espaços diferentes na área do Parque, como o auditório Tocandira, área de visitação (Bosque dos Namorados) e Centro de Pesquisas.
De acordo com a gestora do Parque das Dunas, Mary Sorage, o Simpósio é um espaço importante de discussão sobre os cenários da Conservação do RN, ressaltando a responsabilidade individual e coletiva com o meio ambiente. “É um momento de cooperação mútua com a comunidade interna e externa, integração de saberes no planejamento e na gestão de ações nessa temática, além de ser uma ferramenta de estímulo ao desenvolvimento socioambiental potiguar”, afirma Mary.
Esta é a sexta edição do SIMPARQUE, e traz como tema “A Arte da Conservação”. O Simpósio acontece das 8h às 12h e das 14h às 17h.
A gestora do Parque das Dunas, Mary Sorage, destaca o trabalho nas Unidades de Conservação ressaltando a importância da preservação ambiental. “Atuar na área de conservação é prazeroso e desafiador. Talvez a maior dificuldade que enfrentamos seja a falta de sensibilidade das pessoas na compreensão da importância desses ambientes, por isso, o debate do tema é essencial para se ter um maior alcance aos diversos setores da população. Precisamos divulgar e incentivar pesquisas, e o simpósio é uma oportunidade de mostrarmos esses trabalhos, além de discutirmos os desafios que vivenciamos todos os dias na luta pela conservação da natureza”, afirma a gestora.

Nenhum comentário: