quarta-feira, 11 de dezembro de 2019

Criação de abelhas-sem-ferrão é tema de curso

Marcelino Ribeiro - Sem ferrão, podem ser criadas em jardins de residências
Sem ferrão, podem ser criadas em jardins de residências
A Embrapa Semiárido abriu inscrições para curso de capacitação de produtores interessados em criar de abelhas-sem-ferrão. O evento está programado para acontecer durantes dois dias: no primeiro, 11/12, a pesquisadora responsável pela organização, Márcia de Fátima Ribeiro, apresenta palestras relacionadas às questões técnico-científicas da meliponicultura; no segundo, 13/12, o enfoque será aspectos da prática que tornam essa atividade produtiva e geradora de renda.
O comportamento pouco agressivo dessas abelhas, pela ausência de ferrões, e o fácil manejo, tornam possível a criação em qualquer aglomerado urbano. Além disso, requer um pequeno investimento para viabilizar um negócio em reduzidos espaços de jardins ou muros das residências.
Márcia Ribeiro enfatiza que essas, são questões que compensam investir com boa margem de retorno financeiro na produção de mel e de pólen. Mas, afirma, precisam estar associadas ao conhecimento teórico e prático que envolve a criação dos chamados “meliponíneos”. O curso de capacitação está planejado com esse objetivo.
Os participantes terão acesso a informações que tratam de assuntos básicos desde “quem são as abelhas nativas sem ferrão, em especial as encontradas no polo de Juazeiro(BA)/Petrolina (PE)”, “onde moram”, “caixas racionais”, “como se pode criá-las”, “como extrair mel”, até a legislação que regula a atividade de criação.
Em outro conjunto de palestras, os assuntos tratados terão orientações sobre a “preparação de alimentação suplementar para as colmeias”, “armadilhas para conter ataques de pragas”, “transferência de ninho natural para caixas racionais” e quais são as “boas práticas para coleta do mel”.
Para Márcia, a capacitação é uma iniciativa voltada para levar a meliponicultura a superar muitas das práticas atuais, rudimentares e informais,  e se estabelecer como uma atividade geradora de renda e “boa prestadora de serviços ambientais”.
As inscrições são gratuitas e podem ser feitas pelo telefone 87 3861 4442 ou 87 3861 4947. Apenas 30 vagas estão disponíveis.

Serviço:
Curso de Capacitação em Meliponicultura (Criação de abelhas-sem-ferrão)
Local: dia 11/12, Centro de Convenções Nilo Coelho – Petrolina (PE);
Local: dia 13/12, Embrapa Semiárido.

Nenhum comentário: