segunda-feira, 23 de dezembro de 2019

Sobre Inseticidas

Após uma década de pesquisas e validações, a Corteva Agriscience lançou, no dia 28 de novembro, os inseticidas Expedition®, Closer® SC e Verter® SC. Os três produtos foram desenvolvidos para atuar no controle das principais pragas que afetam as culturas de soja, milho, algodão, arroz, citros e hortifrúti, com destaques para percevejos, moscas-brancas, pulgões e psilídeos.
Durante o evento, organizado no Royal Palm Tower, em Campinas, interior de São Paulo, especialistas da marca explicaram o novo ativo Isoclast®, que pertence ao grupo químico das Sulfoxaminas, uma exclusividade mundial da Corteva. Entre suas principais características, destacam-se a ação de choque, proteção imediata da cultura e longo período de controle - sem desequilibrar os ácaros e usando baixas doses por hectare.
"Lançamos três novas soluções que reforçam nosso compromisso com o produtor. Esse novo grupo químico, que possui mecanismos de ação diferenciados, é fruto de um altíssimo investimento em inovação da Corteva. Globalmente, investimos USD 1,2 bilhão por ano em atividades de Pesquisa & Desenvolvimento e o Brasil, como o segundo maior mercado da Corteva em nível global, recebe parte desses investimentos, contribuindo para o desenvolvimento de soluções que ajudem o produtor brasileiro a melhorar a produtividade no campo", disse Felipe Daltro, Líder de Marketing para a Plataforma de Proteção de Cultivo da empresa.

"Desde a metade de 2018, já investimos USD 90 milhões em projetos de expansão das nossas unidades de pesquisa e produção", disse Felipe Daltro (Foto: André Montejano)

Para Thomas Scott, Líder de Inseticidas da Corteva, o mercado já esperava há mais de uma década por uma nova solução contra insetos. No caso específico da soja, estima-se que 30% de perda das lavouras seja causada pela ação de percevejos. "Para esse produtor lançamos o Expedition®, importante ferramenta para a proteção do canivetinho da soja e do estande de milho ", afirma o especialista, defendendo a proteção imediata e o longo período de controle como grandes diferenciais do produto.
Voltado ao controle de pulgões em culturas como o algodão, o Closer® SC oferece ação de choque eficaz em baixa dose por hectare,  não desequilibra ácaros e é seletivo aos inimigos naturais. "O produto oferece proteção imediata  e longo período de controle. Nenhum outro inseticida no mercado possui essas características", conclui Thomas.
Já no caso de Verter® SC, a explicação foi feita por Alison Rampazzo, Líder de Marketing para Hortifrúti, Café e Citros da Corteva. Para ele, a novidade chega para auxiliar o manejo de culturas delicadas, como tomate, melão, melancia e citros, que sofrem com ações de moscas-brancas, pulgões e psilídeos.

"Nenhum outro inseticida no mercado possui essas características", avalia Thomas Scott (Foto: André Montejano)

"As perdas causadas por essas pragas podem comprometer até 100% da lavoura. Daí a importância de um produto que atue em diferentes estágios da vida desses insetos, com rápido poder de choque e capaz de garantir longevidade ao plantio", explica Alison, reiterando que todos os lançamentos são importantes ferramentas para o manejo integrado de pragas (MIP).
Questionada sobre o longo tempo de pesquisa até o lançamento, Cristiane Muller, Líder de Pesquisa para Inseticidas da Corteva, listou todos os cuidados de cada etapa do processo que resultou no ativo químico "com o DNA da Corteva".

Cristiane Muller, Líder de Pesquisa para Inseticidas da Corteva, durante o lançamento (Foto: André Montejano)

"Na primeira etapa trabalhamos a nova molécula dentro de um ambiente controlado, sem sair à campo. Depois dessa fase mais restrita, partimos para o processo de desenvolvimento. Isso só ocorre quando temos segurança quanto ao produto e permissão para trabalhar fora. É nesse momento que validamos o produto em todos os ambientes, pois ele precisa funcionar com a mesma eficácia em lavouras do Rio Grande do Sul e do Mato Grosso, por exemplo", contextualiza.
Além do período de pesquisa, todos os inseticidas da tecnologia Isoclast® passaram pelas normas de regulação estipuladas pelo governo, um processo que dura, em média, seis anos. "Entregamos ao produtor rural um produto novo que responde às suas necessidades e se encaixa perfeitamente no manejo das principais culturas do país", encerra Felipe Daltro, adiantando que batata, uva e cevada serão as próximas a integrar a nova linha da Corteva.


Nenhum comentário: