terça-feira, 3 de setembro de 2019

CONTAG e Unicafes se reúnem para fortalecer atuação conjunta entre sindicalismo e cooperativismo solidário
 
Durante a “Oficina sobre Cooperativismo e Sindicalismo – Planejando o Fortalecimento da Agricultura Familiar”, integrantes das diretorias e assessorias da CONTAG e da União Nacional das Cooperativas da Agricultura Familiar e Economia Solidária (Unicafes) debateram os principais desafios enfrentados atualmente por agricultoras e agricultores familiares tanto no que diz respeito à luta política por direitos quanto no âmbito de geração de renda, produção e comercialização. Mas debateram, principalmente, estratégias para enfrentar os desafios levantados pelos(as) participantes.

A discussão se faz como forma de reforçar as articulações já estabelecidas no Acordo de Cooperação realizado entre as duas entidades em 2018, que traz sete grandes metas de ação conjunta para fortalecer a agricultura familiar e sua organização produtiva. Para o presidente da CONTAG, Aristides Santos, nesse cenário político e econômico que tenta tornar a agricultura familiar invisível e no qual grandes reformas podem ser distorcidas em prejuízo aos trabalhadores(as) rurais agricultores(as) familiares, “é cada vez mais necessário construir alianças com a Unicafes em todo o país, sempre com a compreensão de fortalecer a participação das mulheres e da juventude nesse processo, pois são segmentos que podem mudar o presente e o futuro de nossas organizações”.
 

De acordo com o presidente da Unicafes, Vanderley Ziger, a oficina jogou luz sobre diversos desafios comuns e possibilidades de ações conjuntas. “Precisamos focar em articulações nas diversas instâncias do sindicalismo e cooperativismo solidário, pois há interesse mútuo de ver esses desafios superados, olhando sempre para o mesmo horizonte”, afirmou. Para o secretário de Política Agrícola a CONTAG, Antoninho Rovaris, o encontro foi uma ótima oportunidade para rever o Termo de Cooperação e montar uma agenda para futuros compromissos conjuntos.

Entre os desafios trazidos pelos(as) participantes estão as necessidade de atender à demanda de produção de alimentos saudáveis, de participação de mulheres, jovens e pessoas da terceira idade nas instâncias deliberativas das organizações sindicais e cooperativas, também questões de comunicação e formação, assim como fortalecimento de intercooperação e parcerias.
 
 
 
FONTE: Assessoria de Comunicação CONTAG - 

Nenhum comentário: