quarta-feira, 10 de julho de 2019

Produtores de abacaxi participam de oficina sobre manejo de pragas



Nesta segunda-feira (08), os produtores de abacaxi de Ielmo Marinho participaram de uma oficina sobre manejo integrado de pragas promovido pelo Governo Cidadão e Emater-RN, no distrito de Umari, no prédio do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV).
O engenheiro agrônomo/pesquisador da Embrapa - Tabuleiros Costeiros, Marcos Moreira, é responsável pelas palestras e oficinas sobre "Manejo integrado de pragas". Em Ielmo Marinho, o agrônomo abordou diversas temáticas voltada para a cultura do abacaxi como controle preventivo e curativo de pragas e doenças, tipos de solos, necessidade de adubo, adubação orgânica, substituição do agrotóxico por métodos alternativos de controle de pragas, correção do solo, necessidade de análise da planta por meio da folha e do fruto, análises da água para irrigação e do solo, entre outros temas. No final os produtos puderam tirar dúvidas.
Finalizando o evento, o consultor do Sebrae, José Edgar Gomes, explicou sobre "Cooperativismo". De acordo com a secretária de agricultura do município, Kalynne Medeiros, "o evento é uma parceria da Prefeitura com a Emater-RN e o Governo Cidadão. Para nós a oficina é muito importante, pois Ielmo Marinho é o segundo maior produtor de abacaxi do Estado".
Para o produtor Maciel Bento, do Assentamento Ramada, "esse evento é muito importante para nós produtores. Podemos aprender mais sobre como melhorar nossas plantações para produzir mais e com mais qualidade".
O evento foi organizado pela Secretaria de Agricultura de Ielmo Marinho com apoio da Emater-RN e do Governo Cidadão. O gerente Regional da Emater-RN de São Paulo do Potengi, Sebastião Barreto, o técnico local, João de Macedo, assessor de Mercado Institucional, Emanoel Pereira, assessor de Crédito, Nelson Costa, participaram das palestras e falaram do Programa Mais Crédito.
Amanhã dia 09, será realizada uma atividade de formação os extensionistas da Emater-RN de Assú e Mossoró. Na quarta-feira (10), será realizada uma atividade prática com a jornada de campo no Distrito Irrigado do Baixo Açu – DIBA. Na quinta-feira (11), no auditório da Emater-RN será realizada uma oficina para os técnicos da instituição. As atividades serão finalizadas na sexta-feira (12), com uma jornada de campo em Púnau, no assentamento Paraíso São Francisco.

Nenhum comentário: