terça-feira, 23 de julho de 2019

O Brasil comemora o Dia do Agricultor este mês

trabalhador rural 1Será no próximo dia 28 de julho a comemoração do Dia do Agricultor. O setor é importante para a economia do Brasil, que é o terceiro maior exportador agrícola do mundo, segundo a FAO (Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura). “Os resultados do setor são ótimos, mas eles podem crescer ainda mais com o uso de novas tecnologias”, conta o country manager da BSA no Brasil, Antonio Eduardo Mendes da Silva, conhecido no mercado como Pitanga. Ele diz que as novas tecnologias podem ajudar a mudar o comportamento e os conceitos de evolução do produtor rural brasileiro. Para Pitanga, “Estamos falando da Indústria 4.0, do uso de sensores, da análise de dados e do armazenamento em nuvem, que estão ajudando agricultores a produzir mais, otimizando recursos como água e solo e aumentando a qualidade da safra.”
Segundo Pitanga, o uso de devices conectados à nuvem ajuda os produtores a tomarem decisões mais acertadas em relação ao o que plantar, quando e como plantar. A nuvem comporta infinitas possibilidades de aplicações, como e-commerce, sistemas de gestão, notas fiscais eletrônicas, folhas de pagamento, intranet e todo tipo de projeto que precise ser hospedado. Muitos softwares também são oferecidos por meio da tecnologia, que otimiza o uso dessas ferramentas ao disponibilizá-las e comercializá-las online. Estudo do IDC estima que a tecnologia seja base para 22% dos softwares em todo o mundo.
Além da mobilidade para acessar seu “escritório” de qualquer lugar, outra vantagem da nuvem é a segurança. Quando salvos em nuvem, dados sigilosos de um pequeno produtor e de seus clientes têm o mesmo grau de proteção que uma grande corporação e ficam menos vulneráveis a ataques digitais. Com um quarto da população mundial envolvida na agricultura e produção de alimentos, os ganhos obtidos por meio de uma melhor utilização de dados e das nuvens podem ser enormes.

O acesso à internet garante a pequenos produtores informações a que apenas os grandes tinham acesso anteriormente. Na Índia, quiosques equipados com internet permitem que mais de 4 milhões de agricultores acessem informações sobre preços de produtos e clima, por exemplo, em idiomas locais. O país usa análise avançada e tecnologias móveis para rastrear dados de fazendas individuais e, após a análise, oferecer suprimentos aos agricultores com base em suas necessidades, como fertilizantes e sementes

Nenhum comentário: