terça-feira, 2 de julho de 2019

Embrapa realiza Dia de Campo e curso sobre cortes de carne ovina e caprina na Exponorte

Adilson Nóbrega - Veterinário Alexandre Monteiro (foto) falará sobre seleção de animais para reprodução no Dia de Campo do dia 3 de julho
Veterinário Alexandre Monteiro (foto) falará sobre seleção de animais para reprodução no Dia de Campo do dia 3 de julho
Os participantes da Feira Agropecuária da Região Norte (Exponorte) 2019 com interesse em ovinocultura e caprinocultura terão oportunidade de trocar e obter conhecimentos sobre o assunto em Dia de Campo e curso de boas práticas de abate e cortes comerciais de carne, ambos promovidos pela Embrapa Caprinos e Ovinos, na programação técnica do evento, que acontecerá no Parque de Exposições João Passos Dias, em Sobral (CE).
O Dia de Campo sobre ovinocultura será gratuito e aberto ao público no dia 3 de julho, das 8 às 11 horas, com estações sobre ensilagem, fenação e banco de proteína como reserva de alimento; escolha de fêmeas e machos ovinos para reprodução; controle integrado da verminose em caprinos e ovinos. “Elencamos temas sobre os quais recebemos muitas demandas aqui na região”, explica o médico veterinário Alexandre Monteiro, analista da Embrapa.
A estação sobre ensilagem e fenação será apresentada pelo zootecnista Éden Fernandes, analista da Embrapa, que mostrará técnicas e recomendações para que produtores façam reserva alimentar para garantir a nutrição de seus animais em períodos de escassez de chuvas, quando geralmente a pastagem não fica suficiente para garantir as necessidades dos rebanhos. “É uma discussão que vem em um bom momento, após o período chuvoso, para que o produtor fique atento a fazer reserva de alimento para os períodos mais críticos”, destaca Alexandre Monteiro.
O próprio Alexandre abordará o tema da seleção de matrizes e cordeiros para reprodução, com destaque para métodos e critérios de escolha. Entre elas, a observação de aspectos corporais e condições dos animais. “São práticas simples que o produtor rural pode adotar e compreender a importância de uma boa seleção para a produção animal”, frisa ele.
Na outra estação, os presentes terão informações sobre as recomendações da Embrapa para controle de verminose em ovinos, com o médico veterinário Marcílio Frota, também analista da Embrapa. Entre elas, práticas de manejo para vermifugação, seleção de animais para aplicação de medicamentos, cuidados com pastagens, alimentação e instalações, entre outras informações.
No dia 4 de julho, será a vez do curso de boas práticas de abate e cortes comerciais de carne caprina e ovina, que acontecerá na sala climatizada 1 do Parque de Exposições, das 8 às 12 horas. “Abordaremos aspectos de pré-manejo e manejo para qualidade e boa refrigeração da carne. Em seguida, mostraremos os cortes comerciais, que podem agregar valor aos produtos”, detalha a pesquisadora Lisiane Dorneles, da Embrapa, que dividirá o curso com o laboratorista Lourival Balbino.
Também ministrará o curso a professora Ariana Passos, do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE), que falará sobre produção de linguiça a partir da carne ovina. Os participantes foram selecionados pela Prefeitura de Sobral, entre produtores rurais e trabalhadores de restaurantes, frigoríficos e casas de carne.
A participação da Embrapa na Exponorte se dá a convite da Prefeitura de Sobral. A Feira, que chega neste ano à sua 54ª edição, é realizada pela Associação dos Criadores da Zona Norte do Estado do Ceará (ACNEC), com o apoio da Prefeitura de Sobral e do Governo do Estado do Ceará. O evento teve início no dia 29 de junho e prossegue até o próximo sábado, 6 de julho.

Embrapa Caprinos e Ovinos 

Nenhum comentário: