sexta-feira, 5 de julho de 2019

Embrapa e Conif assinam acordo para ampliação de acesso às tecnologias agrícolas

Sibelle Silva - Presidente do Conif, Jerônimo Silva, e diretor-executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Cleber Soares
Presidente do Conif, Jerônimo Silva, e diretor-executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Cleber Soares
A Embrapa e o Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) assinaram, na última terça-feira, dia 02 de julho, acordo de cooperação técnica que fortalece a colaboração entre as instituições. O acordo viabiliza a realização de ações conjuntas com o objetivo de ampliar o acesso de estudantes e produtores rurais ao conhecimento científico e aos ativos de inclusão tecnológica desenvolvidos pela Embrapa. A assinatura aconteceu na abertura da 97ª Reunião Ordinária do Conif, em Brasília.
O diretor-executivo de Inovação e Tecnologia da Embrapa, Cleber Soares, disse que o acordo fortalece o trabalho conjunto das duas instituições que unem esforços para levar transformação ao setor agropecuário. “A rede do Conif tem grande capilaridade e será estratégica para aumentar o impacto das tecnologias desenvolvidas pela Embrapa”, comentou.
Cleber Soares destacou que a parceria tem um componente que contribui para a formação de estudantes da grande área de ciências agrárias do Conif com a disponibilização de acesso aos repositórios de informação Embrapa:  “Alice”, com acesso livre às informações científicas produzida por pesquisadores da Embrapa; “Infoteca-e”, que contém informações sobre tecnologias produzidas pela Embrapa e seus parceiros; e o Sistema Aberto e Integrado de Informação em Agricultura, o “Sabiia” que é uma interface que reúne informações sobre agricultura e áreas afins, possibilitando o acesso ao texto integral de milhares de publicações científicas disponíveis em diversas instituições nacionais e internacionais.
“É a junção da pesquisa realizada pela academia com as pesquisas aplicadas realizadas pela Embrapa”, afirmou o presidente do Conif e reitor do Instituto Federal de Goiás (IFG), Jerônimo Rodrigues da Silva. “A Embrapa tem um acervo de conteúdo significativo, com livros, vídeos e pesquisas, por exemplo. Todo esse material irá complementar o que é ensinado dentro de nossas instituições, onde mais de 50% dos nossos campi são agrícolas”, disse. “Esse é só o começo da parceria. É um grande momento para as duas entidades que pode trazer resultados bastante significativos para a área agrícola no Brasil”, finalizou.
Outra meta da cooperação é a instalação de pelo menos dez Unidades de Referência Tecnológica (URT) em instituições integrantes da rede Conif. A Embrapa disponibilizará mudas e sementes de cultivares e apoiará a instalação das URTs, inclusive com orientações sobre as cultivares e as práticas necessárias para a implantação e condução das Unidades de Referência. Em contrapartida, além do espaço, a rede Conif disponibilizará mão-de-obra e materiais e insumos necessários para o trabalho.
9ª OBAP
O diretor-executivo da Embrapa aproveitou a ocasião para colocar a Empresa à disposição do Conif para apoiar a Olimpíada Brasileira de Agropecuária. A Obap é uma competição científica destinada aos alunos dos cursos de educação profissional da área de agrárias e demais cursos do eixo Tecnológico Recursos Naturais.
Sobre o Conif – São objetivos do Conif a valorização, o fortalecimento e a consolidação das 41 instituições congregadas – 38 Institutos Federais de Educação, Ciência e Tecnologia, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II – que, juntas, contabilizam mais de 600 unidades em todo o Brasil.
Sobre a Embrapa – Referência mundial em pesquisa e tecnologia agropecuária tropical, a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) atua desde 1973 para viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável da agricultura, por meio da geração, adaptação e transferência de conhecimentos e tecnologias. Além das 42 Unidades Descentralizadas de Pesquisa, a Embrapa lidera uma rede nacional de pesquisa agropecuária que, de forma cooperada, executa pesquisas nas diferentes áreas geográficas e campos do conhecimento científico.

Nenhum comentário: