quinta-feira, 4 de julho de 2019

Organização da Produção Familiar e Inserção em Mercados para a Promoção da Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional

Desta quarta-feira (03) a sexta-feira (05) de julho, a Confederação Nacional dos Trabalhadores Rurais Agricultores e Agricultoras Familiares (CONTAG), realiza em seu Centro de Estudo Sindical, em Brasília/DF, o Curso Nacional de Formação “Organização da Produção Familiar e Inserção em Mercados para a Promoção da Segurança e Soberania Alimentar e Nutricional”. Ao todo estão presentes cerca de 50 participantes, dentre dirigentes e assessores(as) sindicais das 27 Federações que integram o Sistema Confederativo CONTAG.
 
“Vamos concentrar nosso debate em dois pontos: as questões mais específicas da Secretaria de Política Agrícola da CONTAG e das 27 Federações e também as questões de Mercado, em especial o Mercado da China, pois com uma população de mais de 1,4 bilhão de pessoas é um potencial consumidor dos produtos da Agricultura Familiar brasileira. Porém, compreendemos que não será um Curso de três dias que resolverá os problemas de exportação, mas nos dará uma melhor dimensão do que estamos falando sobre produzir para alimentar o mundo”, ressaltou o secretário de Política Agrícola da CONTAG, Antoninho Rovaris, na abertura do Curso. 
 
Na mesa de abertura também estiveram presentes, o secretário de Finanças e Administração da CONTAG Juraci Souto e o secretário de Política Agrícola da Central dos Trabalhadores do Brasil (CTB) Sérgio Miranda.
 
“Estamos vivendo um momento de muita dificuldade e carente da construção de ideias novas. Diante desse cenário, o Sistema CONTAG é convidado a pensar em politicas públicas, programas e estratégias que garantam o desenvolvimento da Agricultura Familiar brasileira”, ressaltou Juraci Souto. 
   
“É a partir desses encaminhamentos trazidos em Cursos como esse que potencializaremos a Agricultura Familiar para termos as condições necessárias para alimentar o mundo”, completou o representante da CTB.
 
TEMAS 
Durante os três dias do Curso, a CONTAG através da Secretaria de Política Agrícola da Confederação traçará estratégia de mobilização para avançar na execução de políticas públicas para agricultura familiar. Nesse sentido serão abordados os temas: PAA – Compra Institucional; PNAE – Alimentação Escolar; Normas Sanitárias – Selo Arte (MAPA), SIM Municipal; PNHR – Programa Nacional de Habitação Rural; Recursos para as políticas públicas para a agricultura familiar no Plano Plurianual (PPA); PPO – Pronaf Produtivo Orientado (capacitações e chamadas); Indícios de irregularidades em DAPs (prazos e procedimentos); e o Cadastro da Agricultura Familiar – CAF (projetos pilotos da Rede CONTAG).
 
Ainda entra em debate uma avaliação da implementação do Plano Safra 2018/2019 e mudanças para o Plano Safra 2019/2020, com foco no PRONAF crédito; Resoluções do Conselho Monetário Nacional (CMN); Seguro agrícola/ProAgro; Habitação Rural via PRONAF; Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER); PRONAF Produtivo Orientado (PPO); e a Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP) e Cadastro da Agricultura Familiar (CAF).
 
Para tratar dos temas acima participam do debate na tarde desta quarta-feira (03), o secretário de política agrícola - SPA/MAPA Eduardo Sampaio e o secretário de Agricultura Familiar e Cooperativismo - MAPA Fernando Henrique Kohlmann Schwanke.
  
Vale destacar que na programação, a Estratégia de Comercialização para o Mercado Chinês será um dos pontos fortes, levando em consideração o recente anúncio de Acordo de Mercado entre o MERCOSUL e a União Europeia. 
 
 Após os três dias de atividade serão estabelecidos os próximos passos a serem adotados pela CONTAG e suas Federações filiadas.  
 
FONTE: Comunicação CONTAG-

Nenhum comentário: