quinta-feira, 14 de fevereiro de 2019

Ovinos

Dinapec 2019 apresenta informações sobre nutrição de ovinos

Informações sobre manejo nutricional de ovinos estarão em destaque no Roteiro Tecnológico de Ovinocultura para os visitantes da Dinapec
Por:

Informações sobre manejo nutricional de ovinos estarão em destaque no Roteiro Tecnológico de Ovinocultura que a Embrapa colocará à disposição para os visitantes da edição de 2019 da Dinâmica Agropecuária (Dinapec), entre os dias 20 e 22 de fevereiro. Os participantes terão informações sobre experiências em sistemas de produção que mostram bons resultados sobre desempenho de matrizes e suplementação alimentar para cordeiros, reduzindo intervalo entre as estações de monta ao longo do ano.

Segundo o pesquisador Fernando Reis, do Núcleo Centro-Oeste da Embrapa Caprinos e Ovinos, o uso do creep feeding para suplementação de jovens cordeiros, além de complementar a alimentação, alivia as fêmeas das demandas por amamentação, resultando em uma desmama mais precoce e na possibilidade de que as matrizes possam retornar à estação de monta em um tempo menor. Nos experimentos, realizados em parceria com a Universidade Federal do Mato Grosso do Sul (UFMS), cordeiros a partir de 10 dias de vida já começavam a se alimentar gradativamente da ração fornecida, com um consumo médio de 200 gramas por dia nos primeiros meses. 
Outro assunto abordado no Roteiro será a avaliação de forrageiras para a nutrição de matrizes ovinas, que serão apresentados pelo professor Gelson Difante, da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Em destaque, resultados de uso de espécies de Brachiaria e Panicum como recurso forrageiro para alimentação dos animais. 

O Roteiro também trará informações sobre o sistema de Propriedade de Descanso de Ovinos para Abate (PDOA), que possibilita comercialização e embarque coletivos de ovinos. A experiência, adotada no Mato Grosso do Sul, é resultado de parceria entre a Embrapa e a Associação Sul-mato-grossense de Criadores de Ovinos (Asmaco), com objetivo de inserir pequenos criatórios na comercialização legalizada. “É uma forma de contornar a baixa escala, reunindo vários animais para padronizar lotes e ter preços mais equilibrados na negociação de venda, além de evitar a figura do atravessador”, destaca Fernando Reis.
Os visitantes do Roteiro Tecnológico de Ovinocultura ainda conhecerão informações sobre cães de pastoreio da raça Border Collie e poderão participar de degustação e análise sensorial de carne ovina. Na avaliação de Fernando Reis, nos últimos anos o público tem se mostrado mais seleto em termos de interesse pelas informações apresentadas. “Vemos uma maior presença de criadores, que mostram curiosidade por questões relacionadas à produção”, afirma ele.

A visita ao Roteiro Tecnológico estará aberta na tarde do dia 20 (14 às 16 horas) e, no período da manhã (9 às 11 horas), nos dias 21 e 22, na sede da Embrapa Gado de Corte (endereço). A programação dos três dias da Dinapec 2019 também terá painéis, encontros e mesas redondas sobre questões do setor produtivo na Tenda Principal, além das oficinas práticas. A programação completa pode ser conferida na página oficial do evento: https://dinapec.com/2019/

Nenhum comentário: