segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019





Leite

LEITE/NOTA: em 2020, cepea deixará de calcular preço bruto do leite ao produtor

Preços brutos do leite ao produtor deixarão de ser calculados pelo Cepea a partir de 2020

Os preços brutos do leite ao produtor deixarão de ser calculados pelo Cepea a partir de 2020. Isso porque o cálculo do preço bruto inclui, além do preço do leite recebido pelo produtor, impostos e frete e essas duas variáveis são exógenas ao valor, de modo que as suas variações podem afetar o cálculo da média final sem que isso reflita o mercado.

Além disso, há grande heterogeneidade nas condições de aplicação de ambas as variáveis, dificultando a comparação entre médias. O Cepea recomenda a utilização dos preços líquidos para análises e negociações. Além disso, é importante ressaltar que, devido à natureza dinâmica dos mercados, mudanças de metodologias ou alterações nas divulgações de dados do Cepea podem ocorrer, sendo aconselhável, portanto, que o setor esteja precavido desses aspectos ao utilizar os dados.

Nota do Blog: O preço do leite via produtor rural(aqui no semiárido), é uma vergonha. Aqui no Brasil, meia garrafa de água mineral, engarrafada não sei aonde, é mais cara do que um 1 litro de leite. A atividade leiteira artesanal, vai de mal a pior. O produtor de leite do nosso sertão nordestino, cada dia que passa vai ficando mais pobre.  Lamentável.

Nenhum comentário: