quarta-feira, 13 de fevereiro de 2019

Especialista apresenta as dez principais características do tomate para a saúde

tomates vemelhosO tomate, hoje é considerado um dos alimentos mais nutritivos da nossa mesa e dentre suas principais propriedades podemos destacar: o licopeno, vitaminas A e C, vitaminas do complexo B, e minerais (como potássio, fósforo e magnésio). Considerado por muitos um legume, o tomate é, na verdade, uma fruta. E uma das mais nutritivas a compor a nossa mesa.
Para a nutricionista Bianca Neves, o tomate já é reconhecido por ser um alimento rico em licopeno e vitaminas do complexo A e complexo B e minerais importantes, como o fósforo e o potássio, além de ácido fólico, cálcio e frutose. “Vale lembrar que, quando mais maduro, maior a concentração desses nutrientes”, afirma Bianca.
Para ajudar o consumidor a compreender a importância do tomate para a saúde, a nutricionista Bianca Neves preparou uma lista com os dez benefícios do tomate. Veja abaixo tudo que pode acontecer com o consumo do tomate.
1 – Proteção Solar
Tomates tem licopeno, um antioxidante que ajuda a proteger a pele contra os danos causados pelo sol tornando a pele menos sensível aos danos da luz ultravioleta, uma das principais causas de linhas finas e rugas no rosto.
2 – Pele sempre saudável
O consumo regular de tomates ajudará no aspecto da sua pele, já que ajuda a minimizar poros dilatados, curar a acne e erupções cutâneas ou tratar pequenas queimaduras.
3 – Melhora a visão
Com uma alta quantidade de vitaminas A e C, nossa visão também é muito beneficiada com o consumo deste fruto. O tomate também pode reduzir o risco de desenvolver cataratas.
4 – Saúde dos ossos
Devido à presença de vitamina K e cálcio, que ajudam a fortalecer e reparar os ossos. O licopeno é antioxidante e ajuda a melhorar a massa óssea, que é uma ótima maneira de combater a osteoporose.
5 – Reduz problemas capilares
A acidez e vitaminas do tomate ajudam no equilíbrio dos níveis de pH no seu cabelo, além de fortalecer, proporciona brilho para fios opacos, danificados e sem vida.
6 – Ajuda a reduzir níveis de açúcar no sangue
É fonte do mineral cromo, que pode ajudar os diabéticos a regular os níveis de açúcar no sangue. Além disso, por ser um alimento de baixa caloria, se torna um aliado para às pessoas que estão tentando perder peso.
7 – Previne câncer
Um estudo publicado no Jornal do Instituto Nacional do câncer sugere que comer mais tomates reduz o risco da doença em órgãos como: próstata, pulmão, estômago, entre outros.
8 – Melhora as noites de sono
De acordo com um estudo da Universidade da Pensilvânia, aqueles que consomem mais licopeno dormem melhor em comparação com pessoas que não o fazem.
9 – Reduz a pressão arterial
O licopeno, Vitamina C e outros antioxidantes são os principais encontrado no tomate e são conhecidos por melhorar a saúde cardiovascular. Outro fator importante é que o tomate é rico em potássio, ajudando assim a baixar a pressão arterial.
10 – Reduz a dor crônica
Devido à presença de agentes anti-inflamatórios como bioflavonoides e carotenoides, tomates podem reduzir dores crônicas. O consumo do fruto ajuda a reduzir a inflamação e ainda traz alívio da dor.


Nenhum comentário: