segunda-feira, 18 de fevereiro de 2019


As promessas do governo para o nordeste

ministra na fazenda no RGNDurante uma visita de quatro dias, que termina hoje, à alguns estados do nordeste, a ministra da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Tereza Cristina prometeu voltar à região “dentro de três meses com ações concretas para a geração de emprego e renda, principalmente para o pequeno produtor”. A promessa foi durante a passagem pelo estado do Rio Grande do Norte, visitando as fazendas de produção de melão.
A ministra destacou que é preciso que as políticas públicas cheguem ao produtor sem intermediários, com assistência técnica e crédito abundante. Na viagem, disse que é importante para vem in loco, “o que se pode fazer pela região, que é tão importante para o país e tão populosa”.
Com a visita que realiza ao Nordeste Tereza Cristina, disse que ficará mais fácil arbitrar, ver o que é necessário para a região, nas área de defesa, de abertura de mercado para os produtos, na área de exportação. “Quando retornar, terei coisas concretas a apresentar”, afirmou.
Acompanhada do presidente da Abrafrutas (Associação Brasileira de Produtores Exportadores de Frutas e Derivados), Luiz Roberto Barcelos, a ministra percorreu área de cultivo da fazenda Famosa. A ministra foi informada sobre o problema da mosca da fruta ou do Mediterrâneo comum aos produtores. Os grandes produtores trabalham sistematicamente no monitoramento da praga. Mas os pequenos encontram mais dificuldades com carência de assistência técnica e custos considerados elevados.
Dados da Embrapa recomendam para o controle das moscas-das-frutas o monitoramento com armadilhas para detectar o nível de infestação, os focos e os pontos de entrada no pomar, até os cuidados com os frutos não comercializados que não foram colhidos. A necessidade de alternativas substitutivas dos métodos químicos convencionais, aliada à crescente cobrança da sociedade por métodos não tóxicos ao homem e ao meio ambiente, tem estimulado a busca por novos métodos de controle dessa praga.
A técnica do inseto estéril (controle biológico para reduzir a população com a esterilização dos machos) é o método mais específico e eficiente no controle de Ceratitis capitata, a principal espécie de moscas-das-frutas.

Nenhum comentário: